62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O PROGRAMA DE AÇÕES EDUCATIVAS DARWIN NA BAHIA E A ORIGEM DAS ESPÉCIES EM SALVADOR E INTERIOR DO ESTADO
Mariana Rodrigues Sebastião 1
Rejâne Maria Lira da Silva 1
1. Universidade Federal da Bahia
INTRODUÇÃO:
A divulgação científica é definida por BUENO (1984) como o uso de recursos técnicos para a comunicação da informação científica ao público em geral. Uma das suas formas são as atividades realizadas por Centros e Museus de Ciência para popularização dessa informação. Este trabalho é uma avaliação de oito exposições do Programa de "Ações Educativas Darwin na Bahia e a Origem das Espécies", realizadas em Salvador e interior do Estado da Bahia em 2009. Tais pertencem ao Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA), Museu e Centro de Ciências da UFBA. O objetivo foi investigar se os objetivos destas exposições - ensinar sobre a história e teoria de Charles Darwin - estão sendo alcançados através dos métodos utilizados: teatro, painéis, réplica em miniatura do navio que trouxe o cientista ao Brasil, oficinas e jogos educativos.
METODOLOGIA:
O método para coleta de dados foi a aplicação de questionários quali-quantitativos em oito exposições, contendo 14 questões, sendo três objetivas, sete subjetivas e quatro múltiplas. Em todas as exposições realizadas, havia uma sala de aula ou local específico para que os participantes respondessem ao questionário avaliativo. Os resultados foram analisados através da tabulação de dados no Programa SPSS Statistical Package for the Social Sciences), Versão 11.
RESULTADOS:
Os resultados acusaram que 73,2% dos entrevistados em Salvador (n=90) e 78,1% (n=25) entenderam que a exposição visava popularizar o conhecimento sobre a vida de Darwin. Em Salvador e nas cidades do interior da Bahia onde foi realizada a exposição, 86,9%% (n=113) e 88,6% (n=31), respectivamente, afirmaram que a participação na atividade despertou o interesse de conhecer mais sobre o cientista. Em se tratando das ações utilizadas para passagem das informações (teatro, jogos educativos, oficinas, painéis e réplica do navio que trouxe Darwin ao Brasil etc), em Salvador e no Interior do Estado, o teatro levou a preferência dos participantes, com a justificativa de dinamicidade, criatividade e forma divertida de aprendizagem, contabilizando 65,9% (n=85) e 37,8% (n=14), respectivamente.
CONCLUSÃO:
Após análises dos dados, percebeu-se que, de maneira geral, as exposições alcançaram seus objetivos, e que os seus métodos têm tido grande aceitação. A apreensão dos conteúdos a respeito do ser humano Charles Darwin e da influência e relação com a sua família foram claramente observados. A avaliação possibilitou uma visão geral das atividades para ressaltar o que precisa ser aperfeiçoado em outras exposições que possam acontecer. Através dela será possível observar os aspectos que precisam ser melhor trabalhados, ainda que os resultados obtidos nas exposições de 2009 tenham sido satisfatórios.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
Palavras-chave: Divulgação Científica, Ação Educativa, Darwin na Bahia.