62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
IDOSOS: NOVAS PERSPECTIVAS NO SÉCULO XXI
Sandra Cristina Gambôa Novais 1
Raimunda de Andrade Falcão 1
Sandra Costa Souza 1
Rosa Maria Ferreira de Lima 1
Neide de Arruda Melo Ramos 1
George Gustavo Campos Coelho 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
INTRODUÇÃO:
A população idosa brasileira vem aumentando, a sua participação na sociedade é crescente como chefes de família e grande parte desses idosos sustentam seus filhos noras e netos. O projeto foi de fundamental importância, pois trabalhamos com pessoas de faixas etárias que muitas vezes desrespeitam os mais velhos. Pretendemos mudar a postura deles trabalhando as dificuldades nas diversas áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, História, Ciências, Informática e Temas Transversais, estimulando a prática da leitura, interpretação e produção textual. A Escola Padre José de Anchieta localizada na Mustardinha, Recife - PE funciona com seis turmas de EJA apresentando um número considerado de idosos. Pensando em discutir problemas que estão surgindo com o envelhecimento da sociedade e apresentar para os jovens, adultos e idosos temas que contribuirão para sua qualidade de vida iniciamos o trabalho. Traçamos objetivos para o grupo refletir sobre doenças que acometem a terceira idade; discutir sobre a violência doméstica e relações familiares; conhecer o Estatuto do idoso; vivenciar práticas de qualidade de vida, elevando a auto-estima; favorecer a interação entre grupos; refletir sobre o papel do idoso na sociedade fazendo reflexão crítica no novo contexto social em que está inserido.
METODOLOGIA:
Iniciamos o projeto com uma conversa informal sobre o papel atual do idoso nas relações familiares, discutimos a afetividade e confrontamos as situações de vida, estabelecendo paralelos entre eles. Levantamos dados dos idosos ativos da comunidade que realizam atividades que geram rendas ou recebem aposentadoria. Registramos os dados estatísticos apresentados pelos alunos, construindo tabelas e gráficos que permitiram aos alunos a leitura dos dados. Apresentamos o Estatuto do Idoso fazendo uma comparação com o que é cumprido de fato pela sociedade; Lemos e interpretamos textos sobre doenças comuns à Terceira Idade: Osteoporose, Alzheimer, Diabetes e Pressão alta; Fizemos pesquisa no Laboratório de Informática dos alimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas; Realizamos palestra com as turmas sobre prevenção de acidentes com pessoas idosas; Discutimos as formas de lazer e vida produtiva na comunidade; Produzimos um livro de cordel sobre o Idoso no laboratório de informática; Socializamos as descobertas e pesquisas de cada turma, proporcionando um novo olhar e a elevação da auto-estima dos nossos alunos idosos. Participaram do projeto a direção, professores, professora multiplicadora, estagiário e alunos.
RESULTADOS:
Realizado o projeto, notamos o crescimento dos alunos da EJA, conseguimos contribuir para melhores relações humanas dentro do grupo com a reflexão e discussão dos temas promovendo uma nova postura das pessoas, percebidas dentro da escola. O projeto obteve os resultados esperados, despertou nos alunos interesse na pesquisa; entrosamento entre as várias faixas etárias, motivação para os debates em sala de aula; momentos de reflexão e desenvolvimento da linguagem oral; a prática da escrita com produções de cartazes, frases e produção textual; estimulou o senso crítico quando analisaram artigos do Estatuto do Idoso, a realidade da sociedade, fotos e figuras da imprensa escrita; demonstraram suas habilidades artísticas nas produções de maquetes utilizando materiais reaproveitados como: caixas de sapatos, de fósforos, palitos de picolés e outros; favoreceu a cooperação e interação entre os professores desde o planejamento do projeto, até o produto final. Uma das turmas produziu um livro "O Cordel do Idoso"; incentivou a leitura de jornais, revistas, artigos de leis, o ato comparativo e reflexivo. Fizemos uma culminância onde cada turma preparou uma apresentação sobre o que aprendeu.
CONCLUSÃO:
O projeto foi importante para a Educação de Jovens e Adultos, pois proporcionou a integração dos professores em vários momentos: refletindo, formulando etapas, objetivos avaliando constantemente o processo de construção do conhecimento. O tema Idoso contribuiu para uma melhor qualidade de vida da comunidade escolar, valores como: solidariedade, respeito, paciência, gentileza, união, amizade foram vivenciados. Todos os participantes foram levados a reflexão quanto à mudança do papel do idoso na família: do velhinho que precisa descansar e ser cuidado a um ser ativo que dentro de algumas limitações pode ter uma vida com maior qualidade, bem diferente de anos atrás. Foi possível resgatarmos a auto-estima dos nossos alunos idosos e o respeito dos mais jovens para com esses, uma vez que foi possível cada idoso expor sentimentos e insatisfações nas suas relações familiares e nos diversos grupos sociais aos quais estão inseridos. Com o término das atividades, novos temas surgiram despertando nos alunos, o interesse e a curiosidade em investigar outros temas relacionados a essa nova realidade, como o Sexo na Terceira Idade.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino-Aprendizagem, Tecnologia.