62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CONSTRUINDO CONCEITOS: MATEMATIZANDO NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
Maria de Lourdes Gabriel Ferreira Soares 1
1. Escola Municipal Professora Emilia Ramos
INTRODUÇÃO:
Este trabalho objetiva relatar uma experiência com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, com relação ao ensino da matemática A nossa prática pedagógica para essa área de ensino, na maioria das vezes, se resume à construção do conceito de número. Assim, buscamos embasamento em leituras sobre as funções mentais, uma vez que, podemos através desse referencial, encontrar explicações sobre como lidar com essa questão. Os estudiosos, como Vygotski, Liublinskaia, Rubinstein e Toledo entre outros, mostram que as crianças nessa fase desenvolvem as funções mentais com a mediação dos conhecimentos com a predominância dos conceitos relativos à espacialidade. Desenvolvendo esses conhecimentos, elas realizam associações motoras visuais e relações coordenadas. Estas são motivadas pela organização espacial que, por sua vez, embasam outros conceitos das demais áreas, em particular o Ensino da História e da Geografia.
METODOLOGIA:
Inicialmente realizamos o levantamento dos conhecimentos prévios, sobre o conceito de lugar, depois realizamos várias tarefas, entre elas aula de campo na escola que os mesmos estavam estudando, produzimos textos coletivos, sistematizamos o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, e, para trabalhar o conceito de escala iniciamos figuras geométrica planas/triângulo, utilizamos palitos de fósforo e de picolé. Pedimos que os alunos juntassem três palitos e fizemos várias questões, tais como: forma, quantidade de palitos, e onde encontrávamos no espaço da sala de aula, a mesma forma. Depois pedimos que fizessem a mesma figura utilizando palitos de picolés. Mais uma vez, questionamos: o que ocorreu com o desenho/figura? Diante da resposta que aumentou de tamanho, perguntamos quantas vezes eles achariam que tinha aumentado. Em outro momento pedimos que traçassem a mão com o lápis e depois contornassem o com palitos de picolé, após o contorno contassem a mesma figura feita pelo palito de picolé. Após esta etapa pedimos que desenhassem a mão que estava dentro do contorno dos palitos, após o termino, realizamos os mesmos questionamentos com a figura do triângulo. Demos um desenho num papel quadriculado para redução e ampliação.
RESULTADOS:
Com as informações em mãos, planejamos e desenvolvemos atividades que proporcionassem às crianças conceitos básicos de espaço e forma. Inicialmente trabalhamos os conceitos de espaço/tempo em História e Geografia e depois paralelamente com o conceito de linhas, formas, perspectiva e escala. Para o conceito de escala utilizamos como ponto de partida seu próprio corpo.
CONCLUSÃO:
A maioria das crianças percebeu a utilidade desses conceitos no cotidiano escolar e familiar. Fazendo associações com o seu tamanho real e a fotografia, o desenho da representação da escola com o tamanho real do espaço. Ficou evidente que neste nível de ensino as crianças ainda não conseguem elaborar conceitos científicos, e sim são trabalhados em nível exploratório.
Palavras-chave: ensino , espaço, forma.