62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
VALOR DA SISTEMATIZAÇÃO NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES PÉ DIABÉTICO
Jussara Maria do Nascimento 1
Marcelo Montino de Souza 1
1. Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
INTRODUÇÃO:

O pé diabético é uma complicação crônica do Diabetes Mellitus (DM), caracterizada por infecção, ulceração ou destruição dos tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores. Durante o período de estágio, nos deparamos com a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento técnico-científico adquirido da nossa formação universitária a pacientes portadores de DM, pé diabético, ao executarmos cuidados embasados nos princípios da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A SAE é importante no tratamento das lesões preexistentes e na prevenção de novas lesões, proporcionando-nos agilidade na identificação das necessidades individuais de cada paciente, mesmo estes apresentando patologia em comum. Esta é um instrumento base na atenção a saúde que se apresenta como prática antagônica à ao modelo clínico prevalente nas instituições hospitalares. Partindo desse pressuposto, objetivamos com esse trabalho demonstrar que o tratamento das lesões infectadas do pé diabético apresenta uma melhor evolução quando implementada com uma assistência individualiza e sistematizada, baseada nos princípios da SAE.

METODOLOGIA:

O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi um estudo de caso comparativo, o qual é considerado um dos mais relevantes tipos de pesquisas qualitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, aplicação de questionários, planos de observação, planos de avaliação e implementação do cuidado. O estudo foi desenvolvido no Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC, durante o cumprimento do componente curricular Estágio Supervisionado III em Clínica Médica, com 06 pacientes do sexo masculino, com idade ente 45 e 53 anos, devidamente acomodados em seus leitos e que apresentavam lesões infectadas na região plantar (pé diabético), durante o período da admissão até a alta, sendo que desses, 03 foram assistidos de forma sistematizada e os outros 03 de acordo com o modelo clínico prevalente e vigente no sistema de saúde brasileiro.

RESULTADOS:
Os pacientes tratados de acordo com os princípios que norteiam a SAE apresentaram uma melhor resposta na cicatrização das lesões do pé diabético, permanecendo menos tempo internado, reiterando-se com maior facilidade as suas atividades e ao convívio social, consciente e adaptado, ao se tornar ciente de suas limitações, enquanto portador de Diabetes Mellitus. Os pacientes tratados de acordo com o modelo clínico, apresentaram um maior período de internação, bem como, não desenvolveram conhecimento básico sobre o seu problema crônico, noções mínimas para promover o auto-cuidado e a prevenção de complicações que estão susceptíveis.
CONCLUSÃO:

Ao término deste estudo, foi possível observar a importância de uma assistência individualizada, e que esta, vai além dos muros de um hospital, pois devolve a qualidade de vida e a dignidade dos pacientes dentro de sua rotina pessoal e profissional, ao tornar conhecida a doença e suas possíveis complicações, fazendo-o promotor do seu auto-cuidado, de prevenção e agente responsável pela manutenção de sua saúde.

Palavras-chave: Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, Pé Diabético, Atenção a Saúde.