62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, UNIVERSIDADE E ESCOLHA DO MAGISTÉRIO
Marly Medeiros de Miranda 1
1. Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como finalidade contribuir para a reflexão sobre a escolha profissional do magistério e as razões do ingresso na universidade. Faz parte de uma pesquisa mais ampla, na qual tínhamos como objeto de estudo a apreensão do habitus e das representações sociais de universidade na constituição dos referentes identitários de estudantes universitários de uma universidade pública. Partimos do pressuposto que a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (doravante FAFIDAM), tomando como padrão de referência os modelos nacionais de universidade, aglutina uma população de estudantes universitários que, com suas particularidades, constrói uma determinada identidade social e elabora representações sociais específicas da instituição universitária Assim, este artigo surge do intuito de levantar elementos para dar uma contribuição às reflexões que tem sido feitas sobre os estudantes de Licenciatura.
METODOLOGIA:
MÉTODOS Esta pesquisa foi desenvolvida junto a um grupo de 101 estudantes matriculados nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará e residentes em Limoeiro do Norte. Aplicamos um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com a palavra indutora "universidade é...", como instrumento capaz de permitir o afloramento dos sistemas de classificação da instituição universitária pelos sujeitos da pesquisa. Aplicamos também um questionário contendo questões em torno dos seguintes temas: dados pessoais; trajetória de vida acadêmica do estudante; escolaridade dos familiares; ocupação ou profissão do estudante, do pai da mãe ou responsáveis, e do cônjuge, preferências relativas à programação de rádio e televisão, leitura, música e lugares que freqüenta no tempo livre; posse de bens de consumo; gostos e estilos de vida; por fim, as razões do ingresso na universidade e da escolha do curso. Os dados do TALP foram analisados pelo software EVOC (versão 2000), e pela análise categorial de conteúdo. Os dados do questionário foram processados através do software Statistical Package for Social Sciense (SPSS), que gera medidas estatísticas descritivas e representações gráficas de acordo com as necessidades do pesquisador.
RESULTADOS:
As primeiras constatações indicam uma população estudantil majoritariamente feminina, jovem, solteira e natural do interior do Ceará. Parte dela precisa trabalhar para se manter enquanto estuda, e parte tem sua subsistência assegurada pela família. Verificando o motivo do ingresso na FAFIDAM, identificamos a predominância de 56,4% (57) de estudantes que disseram ser "para ter uma carreira/profissão", enquanto 25,7% (28) afirmaram ser "para progredir na vida". Esses resultados demonstram as expectativas positivas dos estudantes em relação à universidade. Mais da metade objetica construir uma carreira profissional com a formação superior e outra parcela significativa, referente a um quarto, espera "progredir na vida", explicitando, assim, a esperança de um futuro promissor em decorrência de sua formação universitária. Apenas 6,9% buscam a profissão dos sonhos, enquanto 3% objetivam uma valorização social decorrente do fato de se tornarem estudantes universitários. Somente um entrevistado mencionou ter sido induzido pela família. Tais respostas estão associadas à representação social de universidade construída pelo grupo pesquisado. Nos discursos produzidos, o signo universidade é decodificado e ressignificado
CONCLUSÃO:
CONCLUSÕES Partindo dos resultados encontrados, passamos a defender a tese segundo a qual a posição ocupada pelos estudantes na estrutura social e a condição periférica de sua inserção no campo acadêmico nacional estão na base da construção de um sentido de universidade e desenvolvimento de práticas em relação a essa que lhes levam a considerá-las como continuidade da vida escolar. A referência feita à universidade como espaço de Aprendizagem e Conhecimento não tem a ver com a produção do conhecimento científico e com a vivência de um ambiente universitário, segundo os padrões dominantes no país. Isso fica mais evidente ainda quando se procura explicitar o que se entende por Ciência, tornando mais explícito, assim, o processo de ressignificação de um signo hegemônico, de uma imposição de legitimidade.
Palavras-chave: Universidade , Representação social, Escola..