62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE INTELIGÊNCIAS DAS CRIANÇAS DE 2º ANO, DE ANOS INICIAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA PÚBLICA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE JOGOS E DINÂMICAS
Luciane Cristine dos Santos Araújo 1
Nádia Mara da Silveira 2
1. Instituto Feraderal de Alagoas - IF-AL
2. Profª Drª, Orientadora, Cordenadora de Pesquisa de Ciências Humanas - IF-AL
INTRODUÇÃO:
Este estudo partiu do princípio de que, conforme Gardner 1995 e Piaget (1971 e 1975), não há uma única inteligência, mas múltiplas inteligências que poderão ser exploradas ou não, dependendo do meio cultural, das oportunidades e dos estímulos oferecidos para a criança ao longo do seu desenvolvimento. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar, de forma qualitativa, os níveis de inteligências em crianças do 2º ano, de anos iniciais, do ensino fundamental, da escola pública, através da aplicação de jogos e dinâmicas verificadores de dimensões de inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica-corporal, intrapessoal e interpessoal, utilizando como ferramenta de coleta de dados o protocolo de observação, recurso metodológico criado para atender as necessidades específicas dessa pesquisa: verificar as dimensões de inteligências das crianças de anos iniciais. Salienta-se, contudo, que este estudo está inserido em uma etapa da metodologia de pesquisa do projeto institucional: "Desenvolvimento de Jogos e Dinâmicas para Estimulação de Inteligências nas Crianças de 2º Ano, do Ensino Fundamental, da Escola Pública". Caracterizada como uma pesquisa etnográfica e pesquisa-ação, desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió.
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu num estudo de caso de uma turma de 2º. ano, de anos iniciais, do ensino fundamental, da Escola Estadual P.L.C; numa abordagem qualitativa. Iniciamos com o levantamento bibliográfico sobre o tema inteligências, aprendizagem e jogos; a seleção e adaptação dos jogos e dinâmicas para verificação das dimensões de inteligências, em crianças de anos iniciais; a elaboração do protocolo de observação, um recurso para facilitar a observação e o registro das dimensões de inteligências das crianças. Depois, realizamos a seleção da Escola Estadual P.L.C., localizada na periferia de Maceió - AL; para, posteriormente, partirmos para a aplicação de jogos e dinâmicas verificadores de inteligências. Salientamos que as crianças, durante o uso dos jogos verificadores, foram atendidas individualmente na biblioteca, formando-se trios, sendo que cada uma delas foi acompanhada/observada por um pesquisador durante todo o seu desempenho com os jogos. Além do que, coube a cada um dos pesquisadores a responsabilidade pelo preenchimento do protocolo e, respectivamente, pela sua análise. Finalmente, foi realizada a análise qualitativa dos dados, obtidos no protocolo de observação de cada criança, efetuando-se um relatório individual e obtendo-se os resultados que se seguem.
RESULTADOS:
Através da analise do protocolo de observação e do relatório individual de cada criança, pode-se verificar, no que se refere às dimensões de inteligências, que na turma do 2º ano, de anos iniciais, do ensino fundamental, da Escola Estadual P.L.C, na sua maioria não sabia ler e nem escreviam, identificando, apenas, algumas letras do alfabeto, demonstrando dificuldades na inteligência lingüística. Na inteligência lógico-matemática, também se constatou dificuldades, já que as crianças em sua maioria encontram-se, segundo Piaget (1971), no estagio pré-operacional de desenvolvimento, pois seu raciocínio lógico ainda se apóia no concreto. Contudo, as crianças apresentam facilidade tanto na Inteligência espacial, pois elas identificam as formas geométricas e dominam jogos que dependem de localização espacial; quanto na inteligência musical e cinestésica-corporal, quando as crianças, por exemplo, tem facilidade em identificar sons e transmitir mensagens utilizando os gestos corporais. Além do que, no que se refere às dimensões de inteligências interpessoais e intrapessoais, as crianças em sua maioria apresentam um nível de desenvolvimento adequado, uma vez que participam ativamente das atividades propostas, auxiliando quando necessário os colegas e, nomeando suas próprias dificuldades.
CONCLUSÃO:
Desse modo, os resultados obtidos, através da aplicação de jogos e dinâmicas verificadores de inteligências nas crianças, do protocolo de observação e do relatório individual de cada criança, nos apontam que as dimensões de inteligências da maioria das crianças do 2° ano, de anos iniciais, do ensino fundamental, da Escola Estadual P.L. C., apresentam limitações, principalmente, no que corresponde às dimensões de inteligências lingüística e lógico-matemática. Tais limitações, com base em Gardner (1995), Piaget (1971 e 1975) e outros autores, são prejudiciais para o seu desenvolvimento acadêmico, uma vez que esses autores defendem que as crianças já deveriam estar com essas dimensões desenvolvidas, pois a maioria das crianças tem em média de 8 a 10 anos e estão no 2º. ano, anos iniciais, do ensino fundamental. Assim sendo, cabe- nos questionar: como pode a criança apresentar defasagem ou dificuldade de aprendizagem se ela está freqüentando a escola? Desse modo, atribuímos essa responsabilidade a três estâncias sociais: família, escola e sociedade.
Palavras-chave: Dimensões de Inteligências, Crianças, Jogos.