62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
RODA DE FOGO: LUGAR ONDE VIVO
Josinete Pereira de Lima 1
Juarita da Silva Nunes 1
Maria Aparecida Gomes Frazão 1
Marília Silva Mendes 1
Solange Gomes de Oliveira 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:

Este projeto foi vivenciado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Roda de Fogo na cidade do Recife-PE, com crianças de 1 a 4 anos de idade no ano letivo de 2009.

Sabendo que na prática do cotidiano a criança concretiza valores, constrói conhecimentos, e como ser histórico social que é, percebe as características do espaço em que vive diferenças, semelhanças, bem como, a transformação que surge da relação que o homem estabelece com o meio ambiente, considerando suas necessidades e respeito ao outro. Desenvolvemos nosso trabalho tomando a realidade das crianças como ponto de partida, se fortalecendo a partir da história da comunidade em que a instituição está situada e onde a maioria das crianças vive, a comunidade Roda de Fogo. Procuramos integrar a CMEI e a comunidade em uma ação pedagógica significativa e prazerosa, na construção da identidade e autonomia, situando a criança no tempo e espaço e valorizando sua história de vida. Nosso objetivo foi contribuir para o desenvolvimento da criticidade, para o exercício da cidadania, para a construção da identidade cultural, para a percepção do mundo físico e social das crianças que frequentavam a CEMEI.

METODOLOGIA:

Inicialmente, estabelecemos contato com lideranças comunitárias de Roda de Fogo para resgatar o histórico do surgimento da comunidade, identificar seus grupos culturais.

Toda a equipe pedagógica da Creche e os familiares das crianças assistiram e discutiram um documentário sobre a fundação da comunidade.

Convidamos grupos culturais de Roda de Fogo para se apresentar na CEMEI.

Sempre procurando adequar o trabalho as especificidades de cada faixa etária das crianças envolvidas, procuramos analisar a as características da comunidade, realizamos passeios com as crianças pela comunidade, registramos em fotografias, que foram usadas, posteriormente, para realizar leitura de imagens; houve discussões com as crianças; oficinas de arte, como: pintura, modelagem, colagem, apresentação com fantoches, músicas relacionadas ao tema abordado. Os trabalhos de artes plásticas foram expostos nos corredores da instituição.

 

 

RESULTADOS:

Os resultados obtidos no decorrer do projeto foram notórios. As crianças, os pais e os educadores (ADI`S, estagiárias e professoras), se mostraram muito envolvidos no desenvolvimento das atividades propostas.

Houve a observação do espaço ao redor da CEMEI como fazendo parte da comunidade, a aproximação dos pais com a identidade do bairro, observação da transformação da comunidade a partir do documentário e imagens, a percepção da importância do comércio na área, a valorização atitudes para a preservação do meio ambiente.

As crianças se identificavam e participavam com entusiasmo das oficinas de arte, das discussões, das situações em que algum grupo ou pessoa da comunidade participava de alguma atividade da creche.

Os aspectos trabalhados foram reproduzidos nas brincadeiras, nos diálogos, nos jogos simbólicos, nas produções artísticas.  
CONCLUSÃO:

Concluímos que o projeto contribuiu para a para a percepção do mundo físico e social, para o exercício da cidadania para a construção da identidade cultura por parte das crianças que frequentavam a CEMEI. O que se refletiu nas brincadeiras, nos diálogos, jogos simbólicos.

Percebemos, também, que quando partimos da realidade das crianças, respeitando as características da sua respectiva faixa etária, quando há uma integração entre pais, comunidade e instituição educativa, a educação se dá de maneira significativa e prazerosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: Criança, Comunidade, Creche.