62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil | ||
RODA DE FOGO: LUGAR ONDE VIVO | ||
Josinete Pereira de Lima 1 Juarita da Silva Nunes 1 Maria Aparecida Gomes Frazão 1 Marília Silva Mendes 1 Solange Gomes de Oliveira 1 | ||
1. Prefeitura da Cidade do Recife | ||
INTRODUÇÃO: | ||
Este projeto foi vivenciado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Roda de Fogo na cidade do Recife-PE, com crianças de 1 a 4 anos de idade no ano letivo de 2009. Sabendo que na prática do cotidiano a criança concretiza valores, constrói conhecimentos, e como ser histórico social que é, percebe as características do espaço em que vive diferenças, semelhanças, bem como, a transformação que surge da relação que o homem estabelece com o meio ambiente, considerando suas necessidades e respeito ao outro. Desenvolvemos nosso trabalho tomando a realidade das crianças como ponto de partida, se fortalecendo a partir da história da comunidade em que a instituição está situada e onde a maioria das crianças vive, a comunidade Roda de Fogo. Procuramos integrar a CMEI e a comunidade em uma ação pedagógica significativa e prazerosa, na construção da identidade e autonomia, situando a criança no tempo e espaço e valorizando sua história de vida. Nosso objetivo foi contribuir para o desenvolvimento da criticidade, para o exercício da cidadania, para a construção da identidade cultural, para a percepção do mundo físico e social das crianças que frequentavam a CEMEI. | ||
METODOLOGIA: | ||
Inicialmente, estabelecemos contato com lideranças comunitárias de Roda de Fogo para resgatar o histórico do surgimento da comunidade, identificar seus grupos culturais. Toda a equipe pedagógica da Creche e os familiares das crianças assistiram e discutiram um documentário sobre a fundação da comunidade. Convidamos grupos culturais de Roda de Fogo para se apresentar na CEMEI. Sempre procurando adequar o trabalho as especificidades de cada faixa etária das crianças envolvidas, procuramos analisar a as características da comunidade, realizamos passeios com as crianças pela comunidade, registramos em fotografias, que foram usadas, posteriormente, para realizar leitura de imagens; houve discussões com as crianças; oficinas de arte, como: pintura, modelagem, colagem, apresentação com fantoches, músicas relacionadas ao tema abordado. Os trabalhos de artes plásticas foram expostos nos corredores da instituição.
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RESULTADOS: | ||
Os resultados obtidos no decorrer do projeto foram notórios. As crianças, os pais e os educadores (ADI`S, estagiárias e professoras), se mostraram muito envolvidos no desenvolvimento das atividades propostas. Houve a observação do espaço ao redor da CEMEI como fazendo parte da comunidade, a aproximação dos pais com a identidade do bairro, observação da transformação da comunidade a partir do documentário e imagens, a percepção da importância do comércio na área, a valorização atitudes para a preservação do meio ambiente. As crianças se identificavam e participavam com entusiasmo das oficinas de arte, das discussões, das situações em que algum grupo ou pessoa da comunidade participava de alguma atividade da creche. | ||
CONCLUSÃO: | ||
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Palavras-chave: Criança, Comunidade, Creche. |