62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
SISTEMA DE QUALIDADE NA CARNE BOVINA. ESTUDO DE CASO: SEGMENTO INDUSTRIAL FRIGORÍFICO REGIONAL DE BARREIRAS.
Ítalo Abreu Lima 1
Carla Maiana Carvalho 2
Daniela Cristina de Souza 2
Wesley Abreu Lima 3
1. Instituto Federal da Bahia IFBA Campus Barreiras
2. Universidade do Estado da Bahia UNEB, Campus XI
3. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola EBDA
INTRODUÇÃO:

A expansão mundial do mercado da carne bovina tem implicado em diversas mudanças em todos os elos da cadeia produtiva. Esse processo de evolução está atrelado à pressão pelo aumento de competição o que força as empresas a se reestruturarem para garantirem ganhos qualitativos e de produtividade. Desta forma, o Frigorífico Regional de Barreiras - FRIBARREIRAS instalou-se na cidade em 2003 com o intuito de promover o abate de carne de acordo com a legislação. Um dos mais importantes objetivos do frigorífico trata-se do combate ao abate clandestino que ocorria na região, esse tipo de abate era responsável por fornecer ao consumidor carne de baixa qualidade e sujeita a contaminantes capazes de provocar problemas de saúde à população consumidora desses produtos. Portanto, esse trabalho tem o objetivo de demonstrar o papel do Frigorífico Regional de Barreiras na cadeia produtiva da carne bovina enfatizando sua percepção diante dos demais elos envolvidos nesse sistema, suas estratégias mercadológicas de competitividade e de posicionamento do produto e os sistemas de qualidade adotados.

METODOLOGIA:

 

Este estudo de caso baseou-se em análises exploratórias e descritivas, numa abordagem sistêmica. De acordo com (Kotler, 2000), o estudo descritivo baseia-se na obtenção de dados primários, levantados originalmente por meio de entrevistas pessoais. A caracterização como exploratória deve-se ao fato de não se ter conhecimento de outro estudo desta natureza realizado na região, abordando o tema a inserção do frigorífico na cadeia produtiva da carne. O objeto de estudo foi o Fribarreiras onde as informações foram levantadas diretamente junto a este, com o intuito de averiguar sua percepção frente à cadeia produtiva, aos elos envolvidos, suas estratégias de posicionamento no mercado com ênfase à competitividade e ao posicionamento dos produtos finais junto ao consumidor. Em seguida foi feita a análise minuciosa dos dados obtidos com o estudo, procedendo-se à interpretação e discussão dos resultados e conclusão. O estudo foi direcionado de modo a reunir o máximo de informações possíveis permitindo a elaboração deste trabalho com descobertas extremamente relevantes e pertinentes à situação do contexto analisado.

RESULTADOS:

Á partir da avaliação das informações obtidas neste estudo percebeu-se que a empresa precisa dar mais relevância a fatores imprescindíveis ao bom desempenho das atividades e conseqüentemente da cadeia como um todo, tais como: Logística e transporte:melhorar a agilidade de entrega dos produtos, especialmente em localidades mais distantes; Mão-de-obra deficiente e baixa qualificação de pessoal: investir em capacitação da mão-de-obra local com o intuito de otimizar o processo produtivo garantindo a qualidade do produto e maiores ganhos em produtividade; Falta serviço de atendimento ao consumidor: diagnosticar as reclamações dos consumidores acerca do produto para à partir dessas informações quando necessário melhorar o processo a fim de sanar os problemas percebidos. Quanto aos pontos fortes percebidos destacamos: Rastreabilidade de transporte: o programa de monitoramento de transporte (auto-track) possibilita um controle da distribuição dos produtos; Serviço de Inspeção Federal: este serviço demonstra uma garantia da qualidade do produto e uma vantagem em relação a outros frigoríficos que têm restringido seu mercado de atuação e Aproveitamento de resíduos: os resíduos são processados para serem aproveitados como adubo sendo uma fonte extra de renda além do benefício ambiental.

CONCLUSÃO:

Uma observação feita no segmento produtivo é a grande comercialização de carnes oriunda de abastes clandestinos. Faltam campanhas publicitárias que informem ao consumidor sobre a vantagem qualitativa da carne que porta o selo do Serviço de Inspeção Federal, cujo mesmo é uma garantia de qualidade sanitária do produto, além do que o abate clandestino desarticula o setor industrial. Investimento em capacitação de mão-de-obra buscando parcerias com o SEBRAE e SENAR com visando à promoção de cursos de capacitação e treinamento aos funcionários. Esses órgãos teriam outra função de subsidiar a imagem do frigorífico na região, dando muito mais respaldo a este no cenário nacional. A criação de um SAC (Serviço de atendimento ao consumidor)

Em suma, há conflitos de interesses entre os agentes da cadeia. Percebeu-se que a cadeia como um todo carece de uma organização hegemônica que lhe represente e exerça funções de coordenação. Essa dificuldade de coordenação tem provocado certa estagnação no progresso tecnológico dificultando a difusão de processos imprescindíveis ao desenvolvimento de todos os elos envolvidos e conseqüentemente, da cadeia em geral.

Palavras-chave: cadeia produtiva da carne bovina, qualidade, agronegócio.