62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
O ENSINO DA LEITURA NUMA ABORDAGEM DISCURSIVA
Ana Lúcia de Sena Cavalcante 1
1. Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, CENCEL, UFRR
INTRODUÇÃO:
A atividade de leitura que, em suas origens, era individual e reflexiva, opondo-se ao caráter coletivo, volátil e irrecuperável da oralidade de poetas e contadores de histórias, transformou-se, hoje, em consumo rápido do texto, em leitura dinâmica que, para ser lucrativa, tem de envelhecer depressa, gerando constantemente a necessidade de novos textos. Assim, o que se reserva aos professores de hoje, a partir, inclusive, de sua formação profissional é a divulgação de livros, a decifração de significados, a intermediação e o patrocínio do consumo de textos impressos e, só incidentalmente, a iniciação de jovens na leitura, porque em nossa tradição cultural, a leitura como prática coletiva, só existia muito esporadicamente. Sabendo da necessidade de repensar a leitura como base fundamental para a construção do processo ensino-aprendizagem, apresenta-se este trabalho, que é resultado de um projeto de um curso de extensão intitulado "A Construção de Discursos na Produção Textual", desenvolvido na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tal projeto teve como objetivo principal ampliar a noção de leitura como leitura de mundo, partindo da construção de sentidos através dos vários discursos e possibilitando ao professor/aluno capacidade para produzir textos diversos.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a realização de aulas expositivas e debates sobre textos teóricos, o uso de dinâmicas e técnicas para despertar o interesse pela leitura e a utilização de textos verbais e não-verbais, como textos literários, humorísticos, jornalísticos, publicitários e músicas a fim de ampliar o conhecimento sobre leitura. Tais procedimentos tiveram como sujeitos participantes os alunos do Curso de Graduação em Letras da UFRR e professores do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Estaduais de Boa Vista - RR.
RESULTADOS:
Ao final do trabalho, obteve-se como resultado a produção textual dos alunos participantes do Curso de Extensão, os quais tiveram suas produções divulgadas no site da UFRR e em jornais locais. Dentre alguns textos produzidos, aquele que mais mereceu destaque foi o intitulado "Leitura de Livros e de Mundo", no qual o autor, acadêmico da instituição, fez uma reflexão sobre leitura, demonstrando a satisfação em participar do curso e relatando seu interesse pela nova prática discursiva. Noutro texto, o autor ressalta a importância da leitura, dizendo: "ler é recriar o mundo e reescrever a história através do próprio olho [...] e o curso reavivou em mim essa consciência ideológica". Diante disso, entendeu-se que o discurso é o espaço onde as ideologias saem do inconsciente e se materializam. É no e pelo discurso que o sujeito vai se desnudando, criando estratégias, silenciando dizeres, articulando palavras e desconstruindo outros discursos, conforme os sentidos que pretende instaurar. O Curso de Extensão fez, então, o autor acima citado buscar mecanismos que procurassem mostrar como se constrói os sentidos de um texto e como esse texto se articula com a história, com o lugar social e com a verdade que o produziu.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados obtidos a partir do Curso de Extensão sobre Leitura, deduziu-se que se torna impossível apontar os prováveis caminhos para resolver os problemas que se interpõem à questão da leitura e da escrita. Considerando as várias concepções e estratégias de leitura, aspirou-se atingir um objetivo mais amplo: o de construir como professores de prática de leitura e produção textual um trabalho comprometido com uma perspectiva maior que é a linguagem, na qual está inserida a língua, literatura, gramática, produção do texto escrito, normas, enfim, a linguagem entendida como um espaço dialógico em que os locutores se comunicam.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima - UFRR
Palavras-chave: Leitura, Ensino, Discurso.