62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENSINADA NA FACULDADE DE FILOSOFIA (UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE, 1961)
Fernanda Mayara Sales de Aquino 1
Marta Maria de Araújo 2
1. Depto. de Educação - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação - UFRN
INTRODUÇÃO:
No relatório do primeiro período do ano letivo de 1961, da Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Norte, apresentado ao Magnífico Reitor, Dr. Onofre Lopes, pelo diretor profº Edgar Barbosa, compunham a primeira e a segunda série do Curso de Pedagogia onze cadeiras ou matérias, dentre elas, História da Educação, ministrada pelo professor Manoel Varela de Albuquerque. O trabalho, um recorte da pesquisa, O ensinar História da Educação Brasileira na Universidade Federal do Rio grande do Norte (1960-2006), objetiva apresentar os conhecimentos ensinados e indicados para a primeira prova parcial de História da Educação, realizada em 15 de junho de 1961.
METODOLOGIA:
A investigação, alicerçada na pesquisa documental realizada no arquivo do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Biblioteca Central Zila Mamede, tem como orientação metodológica a conjugação do ensino da História da Educação com visões filosóficas e históricas socioeducacionais.
RESULTADOS:
Os conhecimentos ensinados e indicados para a prova de História da Educação foram: i) Educação dos povos primitivos; ii) Educação oriental: escrita, leitura chinesa e Confúsio, iii) Educação hindú e judaica; iv) Educação ocidental: Grécia, seus filósofos e educadores; Esparta, seus filósofos e educadores; Atenas, seus filósofos e educadores e v) Educação em Roma, suas instituições culturais e seus educadores. Como regra didática, o professor Manoel Varela de Albuquerque transmitia oralmente esses conhecimentos que se achavam sistematizados nos compêndios de História geral da pedagogia (autoria de Francisco Larroyo), de História da educação e da pedagogia (Paul Monroe) e de História da educação e da pedagogia (Lorenzo Luzuriaga).
CONCLUSÃO:
Tais conhecimentos de História da Educação, de fundamentos filosóficos e históricos, ilustram os ensinamentos de uma história (descontinuada) dos povos da humanidade, sínteses de educação escolar, de filósofos e educadores, além de instituições culturais que se destacaram em cada época.
Palavras-chave: Universidade do Rio Grande do Norte, Faculdade de Filosofia, História da Educação.