62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFÂNCIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES INFANTIS
Rita Samuel Bezerra 1
Elisângela Gurgel de França 1
1. Secretaria Municipal de Educação de Natal-RN (SME)
INTRODUÇÃO:
As múltiplas linguagens na educação infantil geralmente estão associadas à valorização da cultura corporal como patrimônio cultural. O respeito ao desenvolvimento integral da criança favorece-lhe descobertas e proporciona-lhe ricas e desafiadoras experiências de vida. Frente a isso, nota-se a urgência em repensar o papel educativo das creches e pré- escolas, a sua funcionalidade frente à infância, bem como analisar a eficácia do currículo escolar como gerador de conhecimentos a partir da ação docente. Observa-se que parte dos educadores atuantes nesta etapa da educação básica apresenta dificuldade em desenvolver práticas educativas satisfatórias, pois nota-se ausência de identidade profissional, planejamento das ações pedagógicas e desconsideração quanto aos princípios que buscam compreender a construção do conhecimento da criança. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo diagnosticar as competências profissionais dos educadores infantis do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Sabino Gentille localizado em Natal-RN. Pretende-se ainda, desenvolver na equipe de profissionais em análise, a inteligência emocional para que ela adéqüe os seus saberes e fazeres docentes às necessidades das crianças, considerando as diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
METODOLOGIA:
Para a execução do presente trabalho realizou-se, no referido estabelecimento de ensino, um estudo de caso do tipo explicativo, que ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2009. Para coleta dos dados foi utilizada a aplicação de questionário, que foi direcionado aos quinze educadores infantis da instituição, dos quais, cinco deles atuavam nas salas de aula com crianças de zero a três anos de idade, e os demais, nas salas com crianças de quatro anos a cinco anos e onze meses de idade. Além disso, efetuou-se a prática da observação direta nas próprias salas de aula. Para a fundamentação teórica deste estudo foi realizada revisão de literatura baseada em artigos científicos e em livros. Utilizou-se também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil (DCEI) e os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (RCNEIs). Recorreu-se ainda, ao Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME).
RESULTADOS:
As fragilidades do processo de aprender e ensinar na educação infantil remetem a uma reflexão acerca da ação docente e as suas atitudes frente às crianças, as quais podem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar, complicações que irão interferir na sua vida social. Apesar dos avanços na história da educação infantil, ainda percebe-se no convívio profissional, certas deficiências na prática pedagógica, as quais são retratadas por meio da ausência de profissionalidade dos educadores infantis e da inexistência de políticas coerentes com essa fase da primeira infância. A situação verificada no CMEI Padre Sabino Gentille ilustra a falta de recursos humanos e materiais que favoreceriam o desenvolvimento de uma escola democrática bem como uma prática adequada às necessidades essenciais das crianças.
CONCLUSÃO:
O diagnóstico executado revelou que no estabelecimento de ensino, os educadores infantis apresentam fragilidades profissionais em relação ao desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, as quais podem vir a ser prejudicadas em seu aprendizado caso não haja uma intervenção pedagógica que valorize a sua cultura corporal como patrimônio cultural. Assim, para adequar a conduta dos educadores é necessário que se desenvolva, além da formação continuada em serviço, o estabelecimento de critérios e práticas voltadas para a promoção dos movimentos corporais das crianças, por meio das músicas, brincadeiras, artes visuais e jogos diversos. Percebeu-se que a equipe pedagógica encontrou-se sensibilizada quanto à necessidade de adotar medidas que auxiliem a sua capacitação profissional visando o desenvolvimento saudável da criança. Para melhor estruturar a prática pedagógica, refletiu-se sobre um modo mais eficiente de aplicar as DCEI, buscando assim, que a equipe reconheça a importância de desenvolver um trabalho de qualidade tanto na teoria quanto na prática. As diretrizes discutidas podem contribuir em larga escala no aprimoramento a prática dos profissionais do CMEI Padre Sabino Gentille.
Palavras-chave: Educação Infantil, Formação de professores, Desenvolvimento Infantil.