62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE.
Josiana Florêncio Vieira Régis 1, 2
Ana Célia Cavalcanti Fernandes Campos 1
1. Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção/UFRN
2. Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN
INTRODUÇÃO:
O estudo apresenta um diagnóstico da Gestão do conhecimento nas Micro e Pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Utilizou-se como fundamentação teórica e metodológica o modelo de Diagnóstico de GC (DGC), dos autores Bukowitz e Williams (2002). O objetivo geral é obter uma estruturação simplificada de pensar sobre como as organizações (MPEs) geram, mantêm e dispõem de uma reserva de conhecimento estrategicamente correto para criar valor. Têm como objetivos específicos: identificar como as pessoas reúnem a informação de que necessitam para o seu trabalho diário; como utilizam esse conhecimento para gerar valor; como aprendem com o que criaram, e devolvem esse conhecimento para o sistema para que outros o utilizem; e como alinhar a estratégia de conhecimento da organização com a estratégia geral de negócios. Acredita-se que todos os elementos do processo devem ser geridos em relação a uns aos outros para alcançar a mistura e quantidades corretas de conhecimento e capacidade de distribuí-los. Este modelo é considerado um instrumento de avaliação qualitativa e subjetiva que pretende provocar o respondente a pensar sobre todos os elementos que são combinados para criar uma abordagem compreensiva da gestão do conhecimento.
METODOLOGIA:
A amostra constituiu-se por um total de 13 Micro e Pequenas empresas - MPEs vencedoras do Prêmio MPE Brasil de Competitividade, promovido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas) no Estado do Rio Grande do Norte no período de 2006 a 2008. Para a obtenção dos dados, utilizou-se o questionário proposto pelos autores Bukowitz e Williams (2002), Diagnóstico de Gestão do Conhecimento - DGC, o qual é dividido em 7 seções e construído ao redor da estruturação do processo de gestão do conhecimento e cada seção corresponde a um passo nesse processo. A ferramenta pede que o respondente classifique a precisão com que uma afirmação específica sobre a GC, descreve as atividades da organização. Os questionários foram preenchidos durante entrevista local realizada com os gerentes ou diretores da empresa, especificamente nas regiões onde encontram-se as MPEs selecionadas. Para cada seção analisada foi calculado o percentual da pontuação possível tomando-se como base o cálculo disponível na ferramenta de Bukowitz e Williams (2002). A análise dos dados abrangeu o lado tático e também o lado estratégico do processo de GC.
RESULTADOS:
Observou-se que a seção mais fragilizada foi a quinta seção "Avalie" com um percentual médio de 59,62%. Tal resultado indica que o conhecimento e as informações existentes nas MPEs não são avaliados de forma sistemática e rotineira, o que pode acarretar um impedimento à mudança e as respostas exigidas pelo mercado, uma vez que não se tem informações sobre o que realmente é importante para a organização. Percebeu-se na seção que as MPEs desconhecem quais medidas devem ser utilizadas para monitorar e mapear o processo de gestão do conhecimento, o que dificulta a análise do capital intelectual existente e da identificação de quais conhecimentos serão necessários adquirir.
CONCLUSÃO:
Logo, de acordo com o modelo utilizado, foi possível diagnosticar de forma sistemática a gestão do conhecimento, analisando em quais fases as organizações se encontram mais focadas no processo de geração e disseminação do conhecimento. Enfim, conclui-se que as Micro e Pequenas empresas precisam diferenciar a gestão do conhecimento, da tecnologia e da inovação, substancialmente das abordagens administrativas tradicionais, na medida em que reconhece-se que o avanço dos conhecimentos técnico-científicos cria, ao mesmo tempo, oportunidades para a obtenção de vantagens competitivas e ameaças para a sobrevivência empresarial.
Instituição de Fomento: Capes
Palavras-chave: Engenharia de Produção, Gestão do Conhecimento, Micro e Pequenas Empresas.