62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O uso da Pintura como forma de abordar a Física em Sala de Aula.
Paula Rocha Pessanha 1
Rafael dos Santos 1
Aline Sá do Espírito Santo 1
Soraia Rodrigues de Azeredo 2
José Carlos Xavier da Silva 1
1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IF
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro /COPPE
INTRODUÇÃO:
Remedios Varo foi uma pintora surrealista que deixou impressões em muitas pessoas na comunidade da arte. Uma das poucas mulheres no círculo surrealista, suas obras estão mergulhadas no humor, fantasia e ciência. Durante seus estudos foi exposta a novos pensamentos e idéias: Freud, Marie Curie, HG Wells e Albert Einstein. Alguns destes incluem-se dentre seus docentes, fazendo com que mostrasse explicito em suas obras seu apetite para a descoberta científica, com o pensamento científico no âmbito da arte. Pensando em verificar se alguns conceitos a cerca dos fenômenos naturais está presente na forma de pensar dos alunos, foi desenvolvida uma atividade com estudantes pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio. Bakhtin defende ferozmente a relevância do enunciado, dizendo que ignorar sua natureza e suas particularidades em qualquer análise de discurso significa enfraquecer o vínculo que existe entre língua e vida. O enunciado é tido como individual, marcando o estilo daquele que fala ou escreve. Uma melhor compreensão da forma de pensar desses alunos fará com que o ensino de Física proporcione motivação, melhorando sua assimilação e rendimento nessa disciplina.
METODOLOGIA:
Foi apresentado em sala de aula de alunos que compreendem o terceiro ano do Ensino Médio um dos quadros que corresponde ao acervo de obras da pintora espanhola surrealista Remedios Varo, que data do ano de 1953, intitulado Natureza Morta Ressuscitando. Este quadro foi elencado por se tratar de uma obra que transmite a idéia de um embasamento físico bastante explícito. Num primeiro momento, foram distribuídas algumas cópias da imagem, de forma que os alunos pudessem analisar o quadro retratado em grupos de duas ou três pessoas. Após a análise e discussão da imagem apresentada, os alunos foram estimulados a descrevê-la por meio de redações a serem produzidas individualmente. Estas redações deveriam evidenciar elementos da Física (conceitos ou leis) apreendida por eles durante o todo o seu ciclo básico.  As redações foram analisadas a fim de serem identificadas relações e/ou transferência de seus conhecimentos com o que foi apresentado de forma "desmatematizada".
RESULTADOS:
A partir da análise feita pelos alunos do Ensino Médio, foram produzidas cerca de 60 (sessenta) redações. Destas percebe-se que aproximadamente 55% conseguem relacionar a imagem apresentada com a Física, ao relacionar as figuras apresentadas na pintura com os planetas e Astronimia. Evidencia-se também que 25% das redações analisadas mencionam leis ou conceitos inerentes à Física, como as Leis de Kepler ou a Lei da Gravitação Universal. Para cerca de 21%, a partir da obra apresentada pode-se enunciar leis e/ou conceitos próprios que os levariam a explicar outros fenômenos ligados ao seu cotidiano. Um outro grupo compreendendo 25% dos alunos apenas descreveram o que é representado na imagem, sem tentar dar nenhuma explicação acerca do fenômeno apresentado. Foi observado também que aproximadamente 4% dos alunos pertencentes ao grupo de estudo possuem uma visão mistificada relativa aos fenômenos que envolvem a natureza.
CONCLUSÃO:
A forma de pensar dos alunos torna-se um empecilho ao ensino de Física, pois tem influência no seu aprendizado. É necessária, portanto, uma mudança de paradigma, para que os alunos aceitem e compreendam os fenômenos naturais expostos a eles. As concepções alternativas e experiências de vida interferem significativamente na interpretação e compreensão subjetivas dos alunos, que apresentam visões fundamentadas pela influência de fatores do mundo que os cerca. O ensino de Física tem que ser cativante, envolvente e persuasivo - o que leva à implementação de métodos de ensino que possam fornecer uma nova concepção de aprendizado, como a apresentação de materiais que fogem do domínio bibliográfico, e que permitem a exploração da imaginação dos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino Médio, Pintura.