62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM UMA ÁREA EM REGENERAÇÃO E OUTRO SOB CULTIVO CONSORCIADO
James Lima Chaves 1
Devison Souza Peixoto 2
Adriana Martins da Silva Bastos Conceição 3
Genilda de Souza Lima 4
Nelson Vieira da Silva 5
André Leonardo Vasconcelos Souza 6
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB/CFP
2. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB/CCAAB
3. Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-BA
4. Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-BA
5. Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-BA
6. Prof. Msc./ Orientador - Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-BA
INTRODUÇÃO:
O uso do solo na agricultura, após a retirada da vegetação natural, pode provocar mudanças significativas nos atributos físicos, sendo frequentes as reduções na porosidade total e macroporosidade, acompanhada de aumentos da densidade do solo e microporosidade. Normalmente, essa alteração induz uma deterioração da qualidade pedológica, em decorrência da retirada da cobertura vegetal e o excessivo uso da mecanização. Em função da técnica de manejo utilizada, pode ocorrer um comprometimento da capacidade produtiva do solo em diferentes sistemas agrícolas. Sendo um recurso natural, o solo abriga grande diversidade de microorganismos, espécies vegetais e animais de inestimável valor. Assim sendo, torna-se imprescindível o desenvolvimento de sistemas de cultivo sustentáveis, além de métodos de detecção das propriedades físicas do solo, uma vez que estas oferecem parâmetros indicativos do estado de conservação do mesmo. O trabalho teve como objetivo, analisar a macroporosidade, microposidade, porosidade total e densidade do solo no assentamento Natur de Assis, município de Santa Inês-BA. A análise foi feita em duas áreas, uma em regeneração com predominância da jurema (Mimosa hostilis) e outra cultivada em consórcio de maracujá (Passiflora edulis S.) e feijão (Phaseolus vulgares L.).
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no assentamento Natur de Assis, município de Santa Inês-BA. Utilizou-se o extrator tipo Uhlande para coletas de 15 amostras de solos indeformadas na profundidade de 0 a 0,2 m, espaçadas de 2,0 m, seguindo a mesma toposseqüências nas duas áreas de estudo. A densidade do solo foi determinada pelo método do anel volumétrico e a densidade real pelo método do balão volumétrico preenchido com álcool etílico. As amostras indeformadas coletadas em anel volumétrico foram saturadas com água e colocadas sob mesa de tensão, sendo retirada a água dos macroporos (poros com diâmetro > 0,05 mm), aplicando-se uma tensão de 60 cm de coluna de água. Após a retirada parcial da água, as amostras foram pesadas e levadas para secagem em estufa 105 °C por 12 h, determinando-se o volume de poros nas amostras. A macroporosidade foi calculada pela diferença entre a porosidade total e a microporosidade.
RESULTADOS:
Foram encontrados valores de 25,55% de macro e 20,51% de microporosidade na área em regeneração. Já na área cultivada, os valores encontrados para macro e microporosidade foram, respectivamente, 27,60% e 20,80%. Constatou-se apenas 2,05 % de diferença nos valores de macroporosidade e menos de 1% nos valores de microporosidade. O solo ideal tem sido referido como aquele que apresentam 1/3 de macroporos e 2/3 de microporos. A porosidade total na área em regeneração foi de 46,06%, e de 48,41% área cultivada. Em média, a porosidade dos solos arenosos varia de 35 a 50% e a de solos argilosos de 40 a 60%. O valor da densidade obtido na área em regeneração foi de 1,35g por cm3, e de 1,33g por cm3 na porção consorciada de feijão com maracujá. As densidades entre 1,25 g/cm3 e 1,40 g/cm3 tem sido encontradas em solos arenosos.
CONCLUSÃO:
Não foram encontradas diferenças significativas na porosidade e densidade das duas áreas estudadas, isso pode indicar que o manejo agricultável do solo está sendo realizado de forma a não causar grandes alterações em suas propriedades físicas. O potencial atual e futuro de utilização do solo, deve induzir cuidados no manejo deste recurso, isso inclui a realização de análises que revelem suas condições físicas em diferentes sistemas.
Palavras-chave: Macroporosidade, Microporosidade, Conservação .