62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
SIGNIFICADO DO CÂNCER DE MAMA PARA MULHERES MASTECTOMIZADAS DE UM GRUPO DE APOIO DE FORTALEZA
Kamille Lima de Alcântara 1
Deiziane Viana da Silva Costa 1
Samyla Citó Pedrosa 1
Marinna Maria de Andrade da Costa 1
Daniely Viana da Silva Costa 2
Karla Abreu Peixoto Moreira 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará-UFC
2. Daniely Viana da Silva Costa
INTRODUÇÃO:
O tipo de câncer mais comum no mundo e mais frequente entre as mulheres é o câncer de mama, este é o segundo mais habitual no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer/INCA (2009), no Brasil estima-se para este ano de 2010, 49 mil casos novos de câncer de mama. A cirurgia, que pode ser conservadora ou radical dependendo do estágio do câncer, leva a uma mudança de rotina na vida de mulheres que convivem com esse tipo de câncer. Contudo, o modo como essas mulheres percebem o câncer de mama pode interferir no processo de enfrentamento e na adaptação às diferentes fases do desenvolvimento e tratamento da doença. Diante disso, objetivou-se conhecer o significado do câncer de mama para as mulheres mastectomizadas de um grupo de apoio de Fortaleza.
METODOLOGIA:
Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no mês de setembro de 2009. A pesquisa foi realizada com 10 mulheres mastectomizadas de um grupo de apoio de Fortaleza/CE. Ressalta-se que a participação dessas mulheres foi voluntária e a identidade delas foi preservada. A avaliação do conceito do câncer de mama para essas mulheres mastectomizadas se deu através de uma entrevista narrativa com uma questão norteadora e os resultados foram categorizados.
RESULTADOS:
Os aspectos que se destacaram com relação ao conceito de câncer dessas mulheres mastectomizadas foram: doença letal, doença modificadora e doença misteriosa. As mulheres identificam o câncer como uma doença letal, ou seja, que leva a morte. Apesar dos avanços para a detecção do câncer, persiste ainda o simbolismo de uma doença invasora e geradora de sofrimentos e perdas. O câncer é visto como uma doença destruidora já que envolve sentimentos difíceis de serem administrados, principalmente o estigma social da morte. Na segunda categoria o câncer é apresentado como uma doença modificadora. Para Bergamasco e Ângelo (2001) a necessidade das pacientes adaptarem-se à nova condição de portadora de câncer de mama, até mesmo para conseguirem se ajustar às mudanças ocorridas após o diagnóstico. Outra categoria foi doença misteriosa. Sontag (1984) observa que o câncer tem sido visto como uma doença misteriosa, tendo em vista ser algo que ataca e invade o corpo, o seu tratamento é considerado um contra-ataque que muitas vezes passa uma visão de ser pior que a doença, as causas e explicações do desenvolvimento da doença ainda é considerado um enigma.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que para as mulheres entrevistadas o câncer de mama é uma doença que está modificando a vida das acometidas e dos seus familiares. Conhecer o significado do câncer de mama para essas mulheres pode direcionar estratégias usadas por profissionais de saúde ou outros que trabalham em grupos de apoio para melhorar a qualidade de vida delas.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Mastectomia, Câncer de mama.