62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 4. Recursos Pesqueiros Marinhos
LEVANTAMENTO SÓCIO-ECONÔMICO PESQUEIRO RELACIONADO ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO MUNINCÍPIO DE ALCÂNTARA - MA - BRASIL.
Abraão Martins Terceiro 1
Paulo José de Menezes Ferreira 1
Sebastião Paulo dos Santos Carvalho 1
Leonardo Araújo Wadie 1
Maria Marlúcia Ferreira Correia 1
1. UFMA
INTRODUÇÃO:
O município de Alcântara localiza-se no início do litoral ocidental maranhense, a uma LAT.: 2º 24´ 18.85´´S e LONG.: 44º 24´ 56.54´´O, com uma população de 22.020 habitantes segundo a estimativa do IBGE 2009. Possui um bom potencial turístico devido seu patrimônio histórico tombado pela UNESCO e suas belezas naturais, tais como as praias e manguezais. Ocupando uma área de 1.483 km². A economia é basicamente voltada às produções rurais e artesanais, que possuem um grande número de pescadores que retiram do ambiente a fonte do seu sustento familiar, e por esta ser uma área de intensa atividade pesqueira, além da retirada da madeira para carvão e construções, pode-se avaliar o potencial impactante ambiental de acordo com as atividades sócio-econômicas realizadas no município.

 

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa constitui-se no levantamento de dados sócio-econômicos do município de Alcântara - MA, retirados do site do IBGE, junto ao levantamento das atividades extrativistas pesqueiras coletadas na Associação dos Pescadores da cidade. Verificou-se também com a comunidade pesqueira, o potencial de qualidade ambiental através da percepção dos pescadores comparando tal observação ao ponto de vista técnico dos pesquisadores que realizaram este trabalho. Todo o trabalho foi executado por alunos do curso de oceanografia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, através de uma dinâmica realizada com 50 pescadores, que foi desenvolvida pela aplicação de um jogo interativo de perguntas e respostas e com da representação artística em forma de pinturas e gravuras em cartolina avaliando a percepção ambiental dos mesmos.

 

RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que ocorre um número bastante significativo de pescadores na região. De acordo com o ponto de vista dos pescadores, o ambiente encontra-se preservado, a extração de caranguejo é realizada com a finalidade de somar em sua renda adquirida na prática da atividade de pesca de peixes. A produção, de uma forma geral, é baixa, já que não possuem investimentos e indústrias na área, caracterizando tal atividade realizada como de subsistência. A pesca e a extração do caranguejo são feitas de formas artesanais e são consideradas as principais atividades de extrativismo pesqueiro realizadas no município. Mostrando assim um baixo poder de captura, e conseqüentemente um pequeno poder de comercialização do pescado. Devido à mecanização precária e inexistência de industrialização dos recursos extraídos das atividades pesqueiras.

 

CONCLUSÃO:
De acordo com o levantamento feito em campo, foi possível perceber que a extração pesqueira do município de Alcântara é basicamente de subsistência, com comercialização voltada a atender a comunidade e precariamente o município de São Luís, praticada de forma artesanal e sem agressões de grandes proporções ao meio ambiente. Devido a isso é possível observar a existência de uma grande interação homem-ambiente, porém com um pequeno desequilíbrio, já que a extração não é feita de forma sustentável.

 

Palavras-chave: Economia, Pesca, Produção.