62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS RELAÇÕES COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Vanessa Andrade Gomes 1
1. Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação
INTRODUÇÃO:

A formação profissional vem sendo colocado em pauta pelo seu caráter técnico-profissional, pela fragmentação do conhecimento e valorização das disciplinas de cunho biológico em detrimento do conhecimento sócio-filosófico.

O presente trabalho busca debater a organização do trabalho pedagógico na formação de professores em educação física. Para tanto tem como objetivo compreender quais as teorias pedagógicas vigentes na área de educação física brasileira e suas relações com os conteúdos de ensino abordados nas disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física FACED/UFBA no período de 2009/2010.

A justificativa do trabalho se apresenta pela urgente necessidade da reorganização do trabalho pedagógico no processo de formação humana colocado como desafio para todas as instâncias formativas da educação e, em especial, no âmbito da formação de professores. Nesse sentido o trabalho pedagogicamente orientado qualifica a ação com domínio técnico e pedagógico no trato com o conhecimento em sua dimensão humana, proporcionando uma formação com base na realidade social.

METODOLOGIA:

A metodologia da pesquisa desenvolve aproximação com o referencial teórico do materialismo histórico dialético, por entender que este aborda a realidade a partir de um viés histórico, no bojo de suas contradições e nas relações estabelecidas orientando a transformação da realidade através da prática social. Como instrumento da coleta de dados realizamos a revisão bibliográfica, a análise de documentos, a observação participante e o levantamento do banco de teses e dissertações da CAPES visando analisar o estado da arte acerca da problemática estudada. Esta investigação tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais as teorias pedagógicas da educação física vigentes na área de educação física brasileira e suas relações com os conteúdos de ensino abordados nas disciplinas do curso de Educação Física da FACED/UFBA no período de 2009/2010?

RESULTADOS:

Sobre a produção do conhecimento, foi realizado o levantamento das teses e dissertações produzidas no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento (CAPES). Na análise preliminar constatamos que a produção do conhecimento está concentrada nas regiões sul e sudeste com defesas em sua maioria de dissertações em Faculdades de Educação.

No que se refere às abordagens pedagógicas tem se mostrado um campo bastante diversificado com uma tendência progressista.

Para uma compreensão inicial tomamos como base a sistematização feita por Taffarel que classifica em concepções não-propositivas que englobam as abordagens sociológicas, abordagem fenomenológica, abordagem cultural e abordagem histórica; as concepções propositivas não-sistematizadas que abarcam a abordagem desenvolvimentista, abordagem construtivista com ênfase na psicogenética, abordagem a partir da referência do lazer, abordagem a partir da referência do esporte para todos, abordagem plural e as propositivas sistematizadas que envolvem a abordagem crítico-emancipatória, abordagem da concepção de aulas abertas a experiências, abordagem da aptidão física/ saúde e/ou atividade física e saúde e abordagem critico superadora.

CONCLUSÃO:

A articulação da teoria e prática é essencial para fundamentar nossa ação e legitimar a educação física enquanto área do conhecimento capaz de fomentar uma formação humanizada, superando a alienação imposta nos moldes da (re) produção do capital. Percebemos certo descaso na abordagem dos conteúdos que tratam das teorias pedagógicas da Educação Física durante a formação inicial. Isso implica na desqualificação do trabalho no processo de formação de professores nesta área do conhecimento. Destaca-se a percepção de que os conteúdos desenvolvidos em aula indica um posicionamento político, sob a concepção de que o processo educativo se justifica pela sua função social.

As ações da universidade devem permear todo o processo de formação para proporcionar uma construção e defesa de um projeto de sociedade capaz de atender as demandas sociais, selecionando conteúdos que efetivamente darão conta dos problemas enfrentados na intervenção pedagógica.

Na área especifica da educação física, encontramos algumas problemáticas centrais na formação profissional como: dicotomia teoria/prática, fragmentação do conhecimento e desarticulação dos pilares da formação inicial ensino, pesquisa e extensão concomitante a baixa remuneração e a variedade na qualidade do ensino das escolas de formação inicial.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave: formação de professores em educação física, teorias pedagógicas da educação física, produção do conhecimento.