62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 2. Analise Toxicológica
OCORRÊNCIA DE INTOXICAÇÃO POR CARBAMATO
OMAR KHAYYAM DUARTE DO NASCIMENTO MORAES 1, 2
RÔLZELE ROBSON MARQUES 1, 2
WALDELINYE BARROS FERREIRA 1, 2
THALYTTA AIRES LAGO 1, 2
MICHELLE MENEZES MACHADO 1, 2
MARIA ESTHER CANDEIA VALOIS 1
1. Universidade Federal do Maranhão
2. Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos - Grupo de Farmácia Clínica
INTRODUÇÃO:
Os inseticidas carbamatos são produtos bastante utilizados para o combate de insetos e outras pragas na agricultura. Agem inibindo, reversivelmente, as colinesterases, impedindo a inativação da acetilcolina (ACh), permitindo assim, sua ação mais intensa e prolongada nas sinapses colinérgicas. Dentre os mais conhecidos estão carbofuran (Furadan®) e, atualmente, o ALDICARB (Temik Ò®). Este, de coloração cinza-chumbo, sem odor característico, é conhecido popularmente como "chumbinho" e utilizado, clandestinamente, como raticida. Desde então, vem se erguendo uma onda de suicídios, homicídios e intoxicações acidentais por esse produto (LIMA; PEREIRA, 1996). É um produto muito comercializado sendo o carbamato Aldicard "chumbinho" o principal agente envolvido nas tentativas de suicídio e nas intoxicações pediátricas. (MORAES, 1999). Este trabalho tem como objetivo Identificar os casos de intoxicações humanas agudas de origem exógena ocasionadas pelo carbamato Albicarb "Chumbinho", analisados no Instituto de Criminalística do Estado do Maranhão (ICRIM).
METODOLOGIA:
O estudo é do tipo retrospectivo onde serão analisados os casos de intoxicação humana notificados pelo ICRIM. A amostra foi constituída por pacientes vítimas de casos de intoxicação humana aguda de origem exógena pelo Aldicarb que foram confirmados pelo ICRIM. O material deste trabalho foi obtido nos registros do Laboratório Forense do ICRIM em demonstrativos sob a identificação chamados de minuta de casos.
RESULTADOS:
Em 118 testes feitos para a identificação de carbamatos realizados pelo ICRIM, durante os anos de 2004 a 2006, observa-se que 70 casos foram negativos, representando 59% dos casos analisados. Os outros 41% foram os positivos, resultando em 48 casos. A distribuição dos casos positivos de intoxicações agudas ocasionadas por chumbinho, quanto ao sexo, foi a seguinte: 20 foram do sexo feminino, representando 41,7% dos casos de intoxicação, enquanto que os 28 casos eram do sexo masculino, correspondendo a 58,3%. Foram notificados 95,8% de óbitos representando um total de 46 casos de intoxicação, número alto em virtude de se tratar de casos criminalísticos.
CONCLUSÃO:
Observou-se que cerca de 40% dos casos de intoxicação eram positivos. A maioria dos casos ocorreu em indivíduos do sexo masculino. Cerca de 95% dos casos notificados de intoxicação levaram a óbito. Os resultados demonstram a necessidade de um combate rigoroso à venda indiscriminada do "chumbinho" e de uma política de saúde voltada à população visando esclarecê-la acerca do risco de intoxicações, acidentais ou propositais, com carbamatos.
Palavras-chave: INTOXICAÇÃO, CARBAMATO, CHUMBINHO.