62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
Comportamento sexual entre os jovens universitários da UnB
Rogério Furtado Magalhães 1
Ana Lúcia Galinkin 1
Eliane Seidl 1
Bruno Barbosa 1
1. Universidade de Brasília/UnB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo identificar o comportamento sexual dos universitários. Essa pesquisa faz parte de um estudo maior do Projeto Brasil Afroatitude, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Sendo uma das fases da pesquisa "Práticas preventivas em relação às DST/HIV/AIDS entre jovens universitários".
METODOLOGIA:
A coleta de dados baseou-se na resposta a um questionário auto-aplicável com questões fechadas e abertas aplicados a 503 universitários. Destes 44,1% são dos cursos de humanas, 27,9% de exatas e 27,9% de saúde. A faixa etária variou de 17 a 44 anos (M=21,3). A participação foi de caráter voluntário e anônimo sendo utilizado o software SPSS para se chegar aos resultados apresentados.
RESULTADOS:
Dos participantes, 75% dos universitários (373 do total) já teve alguma relação sexual. Destes 197 mantêm relações sexuais afetivas estáveis (53%) e 37,7% afirmaram ter tido mais de um parceiro no último ano. A faixa etária para o inicio das atividades sexuais ficou muito freqüente entre os 15 e 17 anos (49.1%), com uma freqüência muito grande para a faixa etária dos 18 anos acima (37,2%).
CONCLUSÃO:
Os comportamentos cotidianos, inclusive no campo da saúde, são percebidos como 'naturais', e geralmente as ações não resultam de um planejamento racional, mas reflete a reprodução de comportamentos aprendidos e internalizados, um habitus. Os resultados sugerem a necessidade de maior atenção a esse segmento da população por parte de políticas públicas.
Instituição de Fomento: Brasil Afroatitude/Universidade de Brasília
Palavras-chave: Comportamento, universitários, HIV/AIDS .