62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
DIALETOS EM AÇÃO
Ana Maria Jorge de Souza Carneiro 1
Iara Carmen de Souza Oliveira 1
Maria Bernadete Costa de Mendonça 1
Maria de Lourdes Barbosa Ferreira 1
Maria Verônica José Cardoso 1
1. Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB
INTRODUÇÃO:

O presente projeto surgiu da constatação de uma situação problema na escola, em que os educandos das terceiras séries, apresentavam diferenças significativas em termos fonológicos, morfológicos e sintáticos, ressaltando o predomínio nas variedades linguísticas populares faladas por classes sociais menos favorecidas e ausentes do letramento, refletindo seu dialeto no âmbito escolar, de forma a ser mais intenso que a linguagem culta, atuante em sala de aula pelos educadores. Partindo desse pressuposto é que se passou a observar as relações entre o homem e a realidade com o interesse e curiosidade, excitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando o falar de modo sensível, compreendendo o educando como sujeito portador de cultura e identidade próprias, criando condições em que o próprio considere sua prática inserida na sociolingüística, já que esta eleva a norma culta, não desprezando a Linguagem Coloquial, mas pondo-a em estudos experimentais, uma vez que, tais conhecimentos não podem ser banidos de suas vidas, por não serem sistematizados pela escola, como afirma Paulo Freire (1996): "São saberes nascidos dos seus fazeres." Esses saberes devem ser respeitados pela instituição educacional, como ponto de partida para a aquisição de outros.

METODOLOGIA:

Apresentando a proposta do projeto à direção e a equipe docente da escola, buscou-se através de reuniões a viabilização para sua execução, onde foram articuladas equipes de educandos para pesquisa de campo, tendo como objeto de estudo familiares e comunidades em que estão inseridos. A partir desta concepção surgiu a necessidade de exercitar a leitura e interpretação de textos históricos que identifiquem variantes linguísticas, como também apreciação de textos musicais, focando a produção textual. Nesta sequência metodológica, considerando como responsável pelo embasamento no reconstruir e reinventar o conhecimento dialético, é que trabalhamos peça teatral, visando o falar regional e adequando-o a norma culta. Após a execução destas atividades foram confeccionados minidicionários dialéticos da língua informal portuguesa. Houve então, um envolvimento da turma com o corpo docente e familiares, sendo que cada um preocupava-se com a conclusão do projeto e neste apresentar um pouco de sua cultura dialética.

RESULTADOS:

Este trabalho proporcionou a produção e a difusão de conhecimentos constituindo o modo mais promissor para obtenção de subsídios capazes de operar as mudanças desejáveis por todos na vida cotidiana; educandos e educadores resolveram desenvolver atividades de caráter investigativo e de cunho social, a fim de diagnosticar os falares regionais, observando as origens dialéticas desconhecidas por ambos. Uma vez que, por serem alunos de ensino médio e já tendo saberes formados, tornavam-se novas cada palavra trabalhada quanto ao significado e com isso o comunicado. Para tanto, buscando desenvolver a leitura e escrita, e desta forma retratar a história da escola bidialetal relacionada à prática de letramento e assim a valorização da comunicação. Percebeu-se então, que na língua portuguesa as palavras passam por um processo de aceitação e não consideradas erradas, apenas devem ser adequadas à região e época vivida, contudo na fala o que prevalece é o sentido que as mesmas nos proporcionam, comprovando a variação lingüística existente e pondo em prática o uso dos diversos dialetos.

CONCLUSÃO:

O projeto apresentado evidencia-se pela formulação de novos ideais, pelo intercâmbio de dados situacionais, através da relação conceito e prática escolar, visando a construção de dados que são confirmados na exteriorização da sala de aula. Fazer uma ponte entre a teoria e a ação praticada através de pesquisa de campo, documentos históricos, relatos, registros orais e músicas, que tornem evidentes e confirmem a identidade cultural de um povo, vem sendo de suma importância para que o projeto ensino aprendizagem atue de forma benéfica, tendo o educando como protagonista da ação escolar, o qual se tornou mais autônomo com espírito de iniciativa, servindo como suporte para criatividade e inovação. O educador pelo grande desafio vem confirmar e transformar a fundamentação teórica em prática, preocupado em substituir o sentido tradicional por uma competência evolutiva, caracterizando com ações, uma verdadeira sociedade educativa. Pode-se afirmar que as atividades executadas na realização do projeto consolidaram a afirmação de que há uma enorme diversidade na variação lingüística, principalmente a oralidade, requerendo desta forma atribuir-lhes significados e valores diferentes.

Instituição de Fomento: Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB
Palavras-chave: Dialetos, Cultura, Aprendizagem.