62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ANALISE DE IMAGENS DOS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA, QUE ESTÃO VINCULADAS AO SITE GOOGLE
Fabiula Torres da Costa 1
Rosequeli de Arruda Fraga 1
1. PPGE, Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT
INTRODUÇÃO:

Química é a ciência que estuda as substâncias, a sua constituição, as suas propriedades e as suas transformações em novas substâncias, além dos efeitos relacionados a tais transformações e dos modelos explicativos desses processos.

Mól (2005) afirma que o químico é o profissional que estuda a Química e atua em processos de análises, separação e síntese de substâncias e materiais.

Vanin (2002) Afirma que a pessoa que gosta das ciências e tem interesse em entender por que as transformações naturais seguem determinadas direções, encontrará na química a possibilidade de uma carreira fascinante que, além das inúmeras oportunidades de êxito pessoal, profissional ou acadêmico, lhe permitirá desenvolver ao máximo todas as suas aptidões e dar uma grande contribuição ao seu país.

Segundo Vanin (2002) o progresso social e econômico do país depende da formação de um grande contingente de químicos, capazes de desenvolver potencialidades da química nas áreas científica, tecnológica e educacional.

Devido a importância deste profissional para a sociedade, surgiu a curiosidade de descobrir como sua imagem é vincula pelo meio de comunicação mais utilizado do mundo: a internet. A ferramenta utilizada foi site de busca Google, que é considerado o site de busca  mais utilizado no mundo.

METODOLOGIA:

Através de uma pesquisa realizada no site www.google.com.br, foram selecionadas 103 imagens que o site relaciona como profissionais da química. Essas imagens foram selecionadas na ordem que apareceram, sendo escolhidas as que apresentavam pessoas, na forma de rosto, foto ou caricaturas. A seleção ocorreu com as 30 primeiras páginas de resultados que aparecem quando se faz uma pesquisa ao site, pois a partir deste ponto percebemos que várias imagens se repetiam. Após seleção, as imagens de profissionais da química, foram separadas por gênero e arquivadas em pastas de arquivos. Analisamos então, cada imagem focalizando os seguintes aspectos: gênero, raça, ambiente e aparência.

RESULTADOS:

Das 103 imagens analisadas, 30,10% corresponde á mulheres e 69,90% correspondem á homens. Das 31 imagens de mulheres analisadas, 87%, são mulheres brancas, 6,45% são negras e 6,45% podemos classificar como pardas. As químicas, em sua totalidade, 93,45%, apresentam a imagem de profissionais sérias e concentradas em seu ambiente de trabalho, o laboratório; algumas aparecem rindo nesse ambiente, ao lado de vidrarias, reagentes e equipamentos; e apenas 6,45% das químicas estavam em ambientes externos. A maioria das mulheres aparentaram ter idade inferior a 30 anos.

As imagens de homens revelam que 67,69%, são brancos, 1,53% são negros, e 30,78% podemos classificar como pardos. Em uma totalidade de 90,28%, são imagens na forma de fotos e 9,72% são imagens na forma de caricaturas. Das 72 imagens analisadas, 53,85% estão associadas ao ambiente trabalho, ao lado de vidrarias, reagentes e equipamentos, enquanto, 46,15% apresentam imagens em ambientes externos. As imagens, na forma de caricatura, apresentam uma relação com falta de cuidados, ou seja, mostram químicos com cabelos bagunçados e barbudos, e ainda representando reações explosivas. Podemos dizer que as caricaturas mostram os "químicos loucos". A maioria dos homens aparentaram ter idade acima de 40 anos.

CONCLUSÃO:

A profissão de químico (a) é, basicamente, ocupada por homens, brancos, maduros e pesquisadores. Com base na pesquisa realizada pode-se perceber que as mulheres químicas aparecem como minoria na representação da profissão de química. Mostram-se, em sua maioria, mulheres de cor branca, idade abaixo de 30 anos e demonstram seriedade e atenção ao serviço. Os homens ocupam lugar de destaque na internet para divulgação da profissão de química. Em uma totalidade, os homens são de cor branca, possuindo idade maior que 40 anos, e não se apresentam muito centrados, pois aparecem mais descontraídos. 

Apesar de aparecerem algumas caricaturas relacionando a profissão com loucura, a pesquisa revela que a profissão de químico é exercida por profissionais do sexo masculino, dedicados, aparentemente felizes, e pesquisadores.

Palavras-chave: Imagem, Profissionais da Química, Internet.