62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PARA GOSTAR DE LER: INSERÇÃO DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA COMO INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES ALFABETIZADOS
Silmara Cássia Barbosa Mélo 1
1. Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de uma experiência que está sendo desenvolvida numa escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Campina Grande-PB com alunos das turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista o processo de alfabetização e de formação de leitores nos quais estes alunos estão inseridos, foi criado o projeto "Para gostar de ler". Este tem como principal objetivo desenvolver e estimular o hábito da leitura de diferentes gêneros textuais. Além disso, também é fazer com que os alunos conheçam nomes como Toquinho, Ziraldo, Mauricio de Sousa entre outros, e tornem-se leitores de suas obras. Assim, o trabalho com determinado autor tem a duração de um bimestre.
METODOLOGIA:

Para alcançar o objetivo proposto, selecionamos como procedimentos metodológicos algumas atividades diárias acerca das leituras: a Roda de leitura, a leitura é realizada pelo professor algo que é previamente selecionado, podendo utilizar vários artifícios para tornar este momento de descoberta do mundo da leitura; o Circuito de leitura, os alunos fazem o registro em um quadro coletivo expressando sua opinião em relação à leitura realizada; a Roda de Leitores, os alunos tomam emprestado um livro do acervo da classe ou da biblioteca da escola (no dia anterior) para ler em casa e realiza a partilha com os colegas no dia seguinte; Onde posso ler?, é o momento em que os alunos escolhem um ambiente diferente da sala de aula para realizarmos a leitura; e por fim, Li e gostei!, cada aluno seleciona uma das leituras realizadas e faz o registro em um portfólio do que mais lhes chamou atenção e/ou algum comentário acerca da leitura. Ao término do estudo de determinado autor, os alunos culminam com a promoção de um grande evento, um festival com o referido autor e suas obras. Para realização desse festival, outras atividades de leitura e escrita são realizadas, desde o convite para os familiares ao cartaz de propaganda e divulgação do evento, que também são produzidos pelos mesmos.

RESULTADOS:
Dessa forma, os leitores iniciantes contemplados pelo projeto "Para gostar de ler" cada vez mais se sentem motivados a ler, mesmo que para alguns essa leitura ainda não seja a convencional. Assim, tornar a leitura um hábito cotidiano a partir de uma rotina diária, inserindo os diferentes gêneros textuais na sala de aula acredita-se ser uma importante ferramenta para inserção da criança na cultura escrita, pois para esta inserida na cultura escrita a criança deve apropriar-se das habilidades individuais de ler e escrever- a Alfabetização, e fazer uso social de tais habilidades - o Letramento, constituindo-se um leitor alfabetizado (SOARES, 2004; BRITTO, 2003).
CONCLUSÃO:

Entretanto, não apresentamos uma receita de como os diferentes gêneros devem ser inseridos na sala de aula, mas sim propomos reflexões acerca do processo de alfabetização e de formação de leitores que pode utilizar estes gêneros como ferramenta de incentivo, estímulo, motivação e consolidação dos processos de alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento , Gêneros textuais.