62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AVALIANDO A ATITUDE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA
Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira 1
Marcílio Colombo Oliveros 2
Juliane Bezerra de Azevedo 3
Pedro Erton de Queiros 3
1. Dpto. de Física Teórica e Experimental -UFRN - Profa. Orientadora
2. Dpto. de Física Teórica e Experimental- UFRN - Prof. Coord. PIBID/ Física
3. Dpto. de Física Teórica e Experimental - UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho discute resultados da aplicação de um instrumento de pesquisa que investiga como alunos de uma escola pública de Natal (RN) vêem a disciplina de Física, quais as suas dificuldades e a que elas se relacionam. O desenvolvimento dessa atividade se deu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Departamento de Física Teórica e Experimental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PIBID, mantido pela CAPES, pretende colaborar com a formação de futuros professores e a melhoria do ensino em escolas públicas. Como se sabe, realizar pesquisas sobre atitudes em relação às disciplinas escolares é algo usual. Em contrapartida, realizar essa atividade no contexto da formação de professores não é tão comum. Propusemos que os bolsistas, licenciandos em Física, aprofundassem o contato com artigos sobre essa temática, participassem da elaboração e análise da aplicação do instrumento, e colaborassem na produção de um trabalho acadêmico sobre essa pesquisa. Desse modo, essa ação os aproxima da pesquisa em Ensino de Física e incentiva entre os futuros profissionais a constante atenção às condições dos discentes e suas posturas. A análise diagnóstica aqui apresentada tem orientado o planejamento de ações que estão sendo implementadas na escola.
METODOLOGIA:
Nosso instrumento foi formulado em reuniões do PIBID-Física a partir da discussão de artigos sobre essa temática. Esse instrumento contém três partes distintas. Na primeira parte, pedia-se que o aluno, diante da expressão "disciplina de física" escrevesse 8 palavras que lhe vinham à mente. Em seguida, essas palavras deveriam ser colocadas em ordem crescente de importância. A segunda parte do instrumento era um teste composto por afirmações relacionadas a atitudes em relação à disciplina de física. O aluno deveria escolher entre "concordo, concordo totalmente, sem opinião, discordo, discordo totalmente". A terceira parte era um questionário aberto que também procurava identificar possíveis atitudes dos alunos em relação à disciplina de física: 1. Quais os assuntos que você considera importantes para serem estudados na disciplina de física? Por que? 2. Você tem dificuldades para aprender física? Comente. 3. Como você gostaria que fossem suas aulas de física? 4. Qual a diferença que você vê entre a física e a matemática? O instrumento de pesquisa foi aplicado a 113 alunos da Escola Estadual Soldado Luís Gonzaga, em Natal, sendo 59 do segundo ano do Ensino Médio e 54 do terceiro ano do mesmo nível. Desse total de alunos, metade estava no período noturno e metade no vespertino.
RESULTADOS:
Cada parte do nosso instrumento exige uma estratégia de análise. Nesse trabalho nos restringiremos ao questionário aberto. Nesse caso, realizamos uma análise tanto de cunho qualitativo, quanto quantitativo, englobando comparações entre as respostas de diferentes turnos e séries. Podemos dizer que tendo em vista as respostas ao questionário, os alunos dessa escola não demonstram uma atitude negativa em relação à disciplina de física. Não obstante, suas respostas indicam problemas no ensino dessa disciplina. Um dos problemas graves, que se reflete na dificuldade de apontar conteúdos de Física, diz respeito à falta de aulas dessa disciplina em algumas séries. Quando questionados sobre possíveis melhorias nas aulas, os alunos demonstraram interesse por experimentos: gostariam de ter mais aulas "práticas" para confirmar o que aprendem. De certo modo, notamos que esses indivíduos não identificam na experimentação a potencialidade que costuma ser apontada por trabalhos da área de Ensino de Física. Os resultados também deixam transparecer que a matemática é vista como entrave, o que pode gerar atitudes negativas em relação à física, e prejudicar o seu aprendizado. Como pudemos notar, a relação estreita entre atitude e aprendizado foi fortemente evidenciada pela fala dos próprios alunos.
CONCLUSÃO:
A realização dessa atividade de pesquisa no contexto do PIBID-Física foi proveitosa por incentivar o hábito da consulta à produção acadêmica da área, sinalizar a possibilidade de os próprios bolsistas se engajarem em pesquisas e incentivar posturas desejáveis entre esses futuros professores. Quanto às conclusões da aplicação do questionário, embora estejamos atentos às falas dos alunos da escola, temos atuado no sentido de desenvolver atividades experimentais que privilegiam a discussão aprofundada dos conceitos físicos. Várias atividades de enfoque interativo-reflexivo já foram levadas à escola e tiveram boa receptividade. Com relação à dificuldade de diferenciar a física da matemática, foi interessante que os bolsistas notassem essa situação e refletissem sobre ela. O questionário levou o grupo a refletir sobre o fato de que expor conteúdos de maneira pouco adequada em sala de aula pode levar à incompreensão dos fenômenos físicos, e a rejeição à física, especialmente se os alunos têm dificuldade com a matemática. Com base nessas considerações podemos dizer que os resultados significativos observados têm nos direcionado a implementar ações no sentido de que os alunos passem a se interessar mais pela disciplina de física e possam resolver algumas de suas dificuldades.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: disciplina de Física, atitudes, formação de professores.