62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
REFLEXÕES, POR MEIO DO TEATRO, SOBRE OS IMPACTOS VISUAIS DOS CORPOS TRANSVIADOS
Devanir Rodrigues de Oliveira 1
Hilan Nissior Bensusan 2
1. Inst. de Artes - Depto. de Artes Cênicas - Universidade de Brasília
2. Prof. Dr. / Orientador - Inst. de Ciências Humanas - Depto. de Filosofia - UnB
INTRODUÇÃO:
O artigo expõe o processo criativo teatral na elaboração de duas peças, abordando as relações dos corpos transviados em seu impacto visual com os espectadores. Verificado o enfoque dos Direitos Humanos em populações que estão na transvia - rompendo a norma heterossexual, quebrando regras das orientações sexuais e de gênero - como pessoas que vivenciam a homossexualidade, lesbianidade, bissexualidade, travestilidade ou que rompem com as normas impostas pelas sociedades a um corpo imaculado. Trata-se de uma análise das reflexões que obtivemos junto aos espectadores (as) de duas escolas públicas do Distrito Federal, por meio da peça "Carta de Um Espectro", sobre as violências causadas a esses corpos e seus impactos sociais. Para ampliar estas reflexões, trazemos outra referência visual, na construção da peça "Ensaio sobre Boris", que tem por objetivo refletir as abjeções aos corpos femininos.
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu na elaboração da peça "Carta de um Espectro" por meio de relatos de pessoas que vivem na transvia e nas apresentações da mesma em algumas escolas do Distrito Federal, onde realizamos fóruns de debates com o público após as apresentações, todos os debates foram gravados e analisados para a elaboração do artigo. Ao mesmo tempo começamos a construir o espetáculo "Ensaio Sobre Boris", que ainda não foi concluído, porém nesse processo fizemos experimentações em locais públicos coletando dados, causando estranhamento e obtendo, de certa forma, reflexões.
RESULTADOS:
Ao apresentar nossos trabalhos percebemos o quão difícil é para algumas pessoas tolerar e respeitar quem vive na transvia, porém observamos também as preocupações de alguns/as professores/as, alunos/as ou transeuntes (no caso da peça/performance "Ensaio Sobre Bóris") após a apresentação dos trabalhos sobre o desrespeito à essas vivencias. Acreditamos que os nossos resultados foram atingidos, visto que observamos uma maior preocupação do público sobre a rejeição social dessas pessoas que não se enquadram nas normas estabelecidas pela sociedade como a certa, gerando várias reflexões sobre o tema após visualizarem as apresentações.
CONCLUSÃO:
A experiência de trabalhar tal tema causa temor, visto que não se trata somente de expor uma realidade, mas de entender que também fazemos parte dessa realidade e por vezes nos sentimos tocados emocionalmente ao ouvir alguns debates após as apresentações. Porém, tais emoções não nos tiraram de nossos objetivos ao apresentar o trabalho e sim nos mostrou a necessidade de desenvolvermos mais experimentos como esse pelo Distrito Federal, tentando minimizar os danos contra aqueles/as que sofrem por não obedecerem às normas dos corpos estabelecidos pela sociedade. Esse trabalho com certeza deixou em cada escola, onde apresentamos a peça, uma reflexão sobre as possibilidades de mudanças, sobre compreender o respeito e a tolerância.
Instituição de Fomento: Programa Afroatitude/Programa de Iniciação Científica/DPP/UnB
Palavras-chave: Transvia, Estranhamento, Tolerância.