62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
ANÁLISE DA SAZONALIDADE DA DOURADA (Brachyplatystoma flavicans) NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 2000-2009.
Edney Saraiva Monteiro 1
Antônio Cordeiro de Santana 1
Marcos Antônio Souza dos Santos 1
Gisalda Carvalho Filgueiras 2
Cyntia Meireles de Oliveira 1
Samuel Christian Cohen Farias 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:

A pesca é uma das atividades econômicas que tem adquirido destaque no cenário nacional, obtendo nos últimos anos papel fundamental na economia paraense, dada sua relevância na ocupação de mão-de-obra, produção de alimentos e fonte de renda. É importante ressaltar que a pesca faz parte do cotidiano de muitos cidadãos brasileiros, tanto direta quanto indiretamente no atendimento de necessidades de consumo, ao mesmo tempo em que servem de principal fonte geradora de renda. Apesar desta relevância, que não se limita a estas questões, as políticas voltadas para o setor se mostraram ao longo dos anos tímidas e com pouca ação estimuladora. No Pará, a produção pesqueira é dividida em pesca costeira e interior, ainda não sendo desenvolvida a pesca oceânica. Uma das espécies mais apreciadas na região é a Brachyplatistoma flavicans, conhecida como Dourada, que está entre as duas espécies mais capturadas pela pesca regional para exportação. Estima-se que pelo menos cerca de 30.000 t de dourada seja capturada e comercializada a cada ano na Amazônia. O objetivo deste trabalho foi fazer a análise da evolução das séries temporais de preços da Dourada no mercado atacadista do Estado do Pará, e enfocar a estimativa dos índices estacionais de preços.

METODOLOGIA:

A área de estudo foi o Estado do Pará. Os dados de preço mensal de atacado da Dourada foram obtidos junto à Secretaria de Agricultura do Estado do Pará, de janeiro de 2000 a dezembro de 2009. Os preços foram deflacionados pelo índice geral de preços disponibilidade interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Utilizou-se o modelo clássico de séries temporais. A característica deste modelo de análise consiste no estudo sobre o comportamento passado e presente dos fatos geradores das séries de preços, na perspectiva de fornecer informações para uma melhor compreensão do futuro, pelo menos em curto prazo, envolvendo os fatores que afetam o comportamento temporal dessas variáveis. Para a análise da sazonalidade dos preços de atacado, o primeiro passo da análise consiste em examinar os dados para observar o comportamento da tendência ao longo do tempo. Como procedimento, observa-se a existência de uma tendência de aumento, declínio ou oscilação persistente no padrão da série. Em seguida, aplica-se o cálculo da média móvel para expurgar o efeito das componentes sazonal e aleatório. A partir disso, deve-se determinar o índice estacional, para isolar o efeito sazonal, e o índice cíclico, que é um movimento sistemático replicado durante um período determinado e reflete o comportamento em longo prazo.

RESULTADOS:

Os preços de atacado da Dourada apresentaram tendência linear e crescente, o que caracteriza um aumento na procura deste pescado. Parte deste aumento também pode ser conseqüência das dificuldades de captura, onde as embarcações estão se deslocando cada vez mais para a pesca. O índice estacional mínimo foi verificado no mês de setembro (72,69) e o índice estacional máximo no mês de abril (125,43), o que determina uma amplitude de variação de 52,74%. A variação estacional dos preços em torno da média apresenta-se relativamente estável ao longo do ano. Para os preços da Dourada, as variações sazonais ou estacionais são demandadas pela lei da demanda e oferta, não possuindo ligação com fatores naturais. O período de alta dos preços ocorre de novembro a abril, com pico neste último mês, ficando caracterizado que a semana santa está diretamente relacionada a tal comportamento, gerando uma variação de preços em relação a uma demanda tradicional. O ciclo deste pescado se completa em aproximadamente cinco anos, apresentando no período de 2001 a 2006, dois picos dominantes de preço.

CONCLUSÃO:

A pesca é uma das atividades economicamente mais importantes para a região, como fonte de renda e de proteína de fácil acesso para as populações locais. A componente de tendência mostrou-se linear e crescente para todo o período estudado, onde o aumento dos preços sofre influência da dificuldade de captura da Dourada, obrigando as embarcações pesqueiras a percorrer maiores distâncias e a adquirirem equipamentos sofisticados. A alta de preços ocorre de novembro a abril e é fortemente influenciada pela semana santa, onde tradicionalmente é consumida grande quantidade de pescado, portanto, o período próximo ao mês de março apresenta maiores valores de preço, cabendo para este espaço de tempo políticas públicas reguladoras. O ciclo do pescado se completa em aproximadamente cinco anos, oportunizando tomadas de decisões para os agentes de comercialização.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: sazonalidade, economia pesqueira, Estado do Pará.