62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS GENÉTICOS DE PLANTAS MEDICINAIS EMPREGADAS NA FITOTERAPIA
James Lima Chaves 1
Jacqueline Araújo Castro 2
Abdon Santos Nogueira 3
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB/CFP
2. Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais-UFRB/EMBRAPA
3. Prof. Msc./ Orientador - Instituto Federal Baiano - Campus Santa Inês-BA
INTRODUÇÃO:
A importância econômica dos recursos naturais como matéria prima já é reconhecida há tempos, mas, atualmente, uma nova concepção de riqueza natural tem chamado atenção das grandes corporações: A riqueza derivada da biodiversidade. Os setores industriais que mais utilizam recursos genéticos são: farmacêutico, fitofarmacêutico, agrícola, cosméticos e cuidados pessoais. O mercado brasileiro de medicamentos atingiu, em 2001, cerca de US$ 270 milhões correspondendo a 5,9% do mercado brasileiro de medicamentos, maior, portanto, que a comercialização dos medicamentos genéricos que foi de R$ 260 milhões, 5% do mercado global brasileiro. A exploração desenfreada dos recursos genéticos de plantas medicinais pode provocar redução da variabilidade genética nas populações vegetais exploradas, estreitamento da base genética, bem como a extinção de espécies de grande valor terapêutico e econômico. Este trabalho objetiva analisar, quais as espécies vegetais mais presentes na composição de medicamentos fitoterápicos comercializados no município de Amargosa-BA, bem como traçar um perfil exploratório das mesmas, estas informações subsidiarão estratégias de conservação destes recursos.
METODOLOGIA:
Foi realizado um levantamento por meio de entrevista semi-estruturada, em 08 farmácias do município de Amargosa-BA. Os participantes da pesquisa informaram quais os medicamentos fitoterápicos mais comercializados nos estabelecimentos farmacêuticos. Considerando-se que a resolução RCD 17/2000 da ANVISA (BRASIL, 2000), estabelece que na bula de medicamento fitoterápico deva constar a informação referente à "nomenclatura botânica oficial (gênero, espécie, variedade, autor do binômio e família)" e a "parte da planta utilizada", foi desenvolvido um formulário baseado na análise das informações ofertadas por estas bulas. Por meio deste formulário, foi feito o levantamento das espécies botânicas mais exploradas para produção dos fitomedicamentos analisados, bem como as partes vegetais utilizadas. Os dados foram tabelados no programa Microsoft Excel® 2007. Para coleta de informações nas bulas, foram considerados apenas os produtos que informavam a nomenclatura botânica oficial da espécie.
RESULTADOS:
Foram levantadas 48 espécies vegetais, sendo utilizadas pela indústria farmacêutica na composição de 34 fitoterápicos. As espécies mais representativas foram: espinheiro alvar (Crataegus oxyacantha L.) fazendo parte da composição de 05 produtos, maracujá (Passiflora alata, Ailton) de 04, castanha da índia (Aesculus hippocastanum L.) de 04, maracujá (Passiflora incarnata L.) de 03, ginkgo biloba (Ginkgo biloba L.) de 03, hera sempre-verde (Hedera helix L.) de 03, salgueiro branco (Salix alba L.) de 03 e mulungu (Erythrina mulungu, Martius) de 03, outras espécies foram citadas em menores proporções. Passiflora alata, Ailton, Passiflora incarnata L., Erythrina mulungu Martius e Salix alba L. já estão incluídas na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). As partes vegetais mais utilizadas na produção dos fitomedicamentos, em ordem decrescente foram: folhas, raízes, cascas, sementes, frutos e resina. Espécies que correm maior risco de extinção são aquelas cujas partes utilizadas são raízes, caules e cascas do caule, pois muitas vezes, o dano causado à planta pode levá-la a morte.
CONCLUSÃO:
Os dados apresentados neste trabalho alertam a necessidade de: (1) priorizar a elaboração de um plano de coleta sustentável das espécies medicinais, uma vez que não se tem registro de cultivos comerciais da maioria das espécies utilizadas e (2) criação de Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) de plantas medicinais, para que possam ser mantidas populações viáveis das espécies que sofrem intensa exploração.
Palavras-chave: Germoplasma, Conservação, Fitoterápicos.