62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
CONCENTRAÇÃO DE AMINOÁCIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM FOLHAS DE PLANTAS DE ANDIROBA (Carapa guianensis AUBl.) SUBMETIDAS À RESTRIÇÃO HÍDRICA
Andréia Alves Erdmann 1
Maria Viviane Mota 1
Hugo Amâncio Sales Silva 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Cândido de Oliveira ferreira Neto 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
INTRODUÇÃO:

A andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é uma espécie de porte arbóreo encontrada em todo território amazônico, sendo uma espécie produtora cuja semente produz um óleo que é muito utilizado por nativos da região, como remédio antiinflamatório, e pela indústria cosmética na produção de sabonetes e óleos para banho. Sua exploração ocorre por meio do extrativismo vegetal coletando-se as sementes e delas extraindo-se o óleo de andiroba.As plantas cultivadas estão expostas a constantes estresses abióticos ou bióticos, e às interações, que causam modificações no crescimento, metabolismo e rendimento agrícola dentre os quais se destaca o estresse hídrico que reduz a atividade metabólica das folhas. O consumo hídrico das culturas é parâmetro de fundamental importância porque condiciona as atividades fisiológicas e metabólicas das plantas. Se verifica em plantas sob déficit hídrico o aumento do acúmulo de aminoácidos, indicando que haja uma provável possibilidade do envolvimento deles com o ajustamento osmótico, aliviando alguns dos efeitos prejudiciais sob tensão hídrica.O presente trabalho tem como objetivo avaliar a concentração de aminoácidos solúveis totais em folhas de plantas de andiroba submetidas à restrição hídrica.

 

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), foram utilizadas plantas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.), cultivadas em vasos com 0,45 m de altura por 0,18 m de diâmetro, com substrato composto de três partes de terra e uma parte de areia lavada, sobre uma camada de 0,02 m de pedras britadas, sendo feita a adubação necessária. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial 2x3 (condições hídricas x três épocas), com 5 repetições, formando 30 unidades experimentais. As plantas permaneceram em casa de vegetação durante 45 dias para fase de aclimatação sendo irrigadas diariamente com água. Após este período as plantas foram submetidas a 0, 15 e 30 dias de restrição hídrica. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

 

RESULTADOS:

O estresse hídrico de 15 e 30 dias aumentou significativamente a concentração de aminoácidos solúveis totais nas folhas de andiroba, observando-se o aumento de 50,46% e 49,31%, respectivamente, quando comparadas às plantas irrigadas.

CONCLUSÃO:

O estresse hídrico de 15 dias foi suficiente para aumentar a concentração de aminoácidos solúveis totais em folhas de andiroba.

 

Palavras-chave: Aminoácidos, Andiroba, Deficiência hídrica .