62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
O CAMINHO DAS PEDRAS: O REGGAE PELAS IDENTIDADES DE SÃO LUÍS
Cristiano de Sousa Correia 1
Mônica da Silva Cruz 1
1. Departamento de Letras, Universidade Federal do Maranhão/UFMA
INTRODUÇÃO:
Discutir identidade na pós-modernidade é de grande relevância para compreendermos as relações sociais contemporâneas. Saber quem somos nós é uma questão que perpassa toda a história do homem, de Sócrates a Foucault, sendo hoje esta discussão mais delicada e necessária devido à fragmentação identitária, oriunda de uma série de transformações histórico-sociais, dentre elas a modificação nas relações entre espaço e tempo resultantes do processo de globalização (Hall, 2006). Nesse processo, os meios de comunicação têm uma grande influência ao tornar acessível à população uma miríade de identidades que todos podem adquirir, desde que se identifiquem. Este trabalho propõe-se a: a) analisar a construção da identidade de São Luís como Jamaica Brasileira b) verificar como são engendradas certas formações discursivas (FOUCAULT, 1999) que propiciam efeitos de verdade sobre a idéia de que São Luís é a referência no reggae no âmbito internacional (Jamaica Brasileira) e no âmbito nacional (Capital Brasileira do Reggae); c) identificar os procedimentos enunciativos e discursivos aliados aos mecanismos de textualização que constroem essa identidade, pois segundo Foucault (1995) "a forma de circulação do discurso nunca é aleatória, mas é sempre controlada por inúmeros mecanismos de poder".
METODOLOGIA:
Para este trabalho, o corpus constitui-se do Guia Turístico do Reggae em São Luís, lançado pela Secretaria de Turismo (SETUR), 2008. O material circula entre os turistas da cidade e informa sobre o reggae, sua história e locais onde este ritmo pode ser encontrado. Esse guia será avaliado como um dispositivo de poder e ferramenta de constituição da identidade Jamaica Brasileira atribuída a São Luís do Maranhão. Para a análise do corpus utilizamos os princípios teóricos da Análise do Discurso (AD) francesa, de matiz foucaultiana, além de autores que são referência nos estudos culturais como Hall (2006), Bauman (1999), Berman (1997) entre outros. O conceito identidade será tomado a partir da noção de sujeito, proposto por Michel Foucault (1984), por entender que a identidade é uma construção discursiva, inscrita em uma rede de poderes, situada em um dado momento histórico e materializada em diferentes linguagens.
RESULTADOS:
São Luís do Maranhão possui entre suas várias identidades o emblema de Jamaica Brasileira ou Capital Brasileira do Reggae, epítetos que surgem a partir de um discurso que propõe semelhanças entre a capital maranhense e a Jamaica. Existem, no entanto, vozes que não dialogam tranquilamente com essa vontade de verdade (FOUCAULT, 1999), que destoam da ideia de que toda a cidade de São Luís aprecia o reggae. Essas vozes negam, travam verdadeiros duelos com a identidade Jamaica Brasileira. A construção enunciativa do Guia produz um efeito de verdade homogeneizante da população ludovicense no que diz respeito ao reggae, pois percebemos nos enunciados a ideia de que em São Luís todos gostam de reggae, que este ritmo toca em qualquer lugar, e que apresenta uma grande permeabilidade social. Percebemos que a identidade neste caso torna-se uma mercadoria turística, agenciada por intermédio dos meios de comunicação. A análise do guia demonstra que este suporte, enquanto um dispositivo de produção de sentido (CRUZ, 2009), que diz como é o regueiro (por meio de sua vestimenta, dança, aparência) tem como objetivo instaurar uma identidade não apenas aos adeptos desse ritmo, tornando-os sujeitos de uma São Luís que tem ares jamaicano, mas à própria cidade como espaço de produção de sentidos.
CONCLUSÃO:
A partir do exposto percebemos que as questões acerca da identidade não são tão sólidas na contemporaneidade. Há uma relação de poder que estabelece o que é ser regueiro, ou o que é ser ludovicense e o que não é, sendo este efeito de verdade que deseja fundar uma identidade, por vezes homogênea, sustentado por um lugar de verdade, em que o meio de comunicação é a principal ferramenta a seu serviço.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Análise do Discurso, Identidade, Reggae.