62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
REORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: DÚVIDAS QUANTO À ESCOLHA DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO
Joyce Ribeiro Luz 1
Núbia Silva de Alencar 1
Carlos Marin 2
1. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia, UFMT
2. Psicólogo/Orientador
INTRODUÇÃO:

A escolha de uma carreira profissional é fundamental para a vida do sujeito e da sociedade. Essa escolha deve ser baseada em uma opção crítica, pois envolve além do autoconhecimento, o conhecimento das profissões, do âmbito do trabalho e da viabilidade da mesma. Este trabalho tem como objetivo a compreensão dos motivos que levam as escolhas equivocadas e até mesmo a persistência no curso universitário no qual não se sente satisfeito, e investigar aspectos relevantes a serem considerados na formulação de propostas de intervenção com esta população. Em um processo de re-orientação universitária reflete-se sobre as preferências e os interesses já despertados e sobre o que está havendo de novo em termos de motivação, procurando ampliar o conhecimento a respeito de seus interesses, valores, talentos, desejos e objetivos. O trabalho desenvolvido tem total relevância para os acadêmicos envolvidos, pois permite que eles pensem em suas escolhas e as re-avaliem, levando em consideração as reflexões e o conhecimento adquiridos durante os encontros.

METODOLOGIA:

Foi realizada por meio de cartazes a divulgação de grupos de re-orientação na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. É válido esclarecer que entende-se por Reorientação quando o participante já realizou em seu histórico de vida escolhas e direcionamento de sua vida profissional. Posteriormente foi realizada uma triagem dos participantes e formação de um grupo em Reorientação Profissional com os alunos que se encontravam em dúvida quanto à assertividade de sua escolha perante o curso de graduação em andamento, e/ou insatisfação com o curso. O papel das coordenadoras foi de facilitar o processo de escolha, oferecendo aos participantes condições de se conhecer, para assim poder (re) escolher com maior autonomia através de discussões, atividades/dinâmicas de grupo, atividades extra-grupo e avaliação psicológica. Este processo teve oito encontros, realizados semanalmente, com a duração de, aproximadamente, uma hora e trinta minutos cada. Inicialmente participaram cinco sujeitos, sendo que somente três terminaram todo o processo.

RESULTADOS:

Era nítido nas falas dos participantes as incertezas quanto à escolha em relação ao curso realizado, notado inclusive no momento de inscrição do processo seletivo onde muitas dúvidas ainda se faziam presentes, a influência de pessoas próximas como determinante da escolha do curso, bem como dúvidas entre diferentes cursos de graduação de diferentes áreas. Percebeu-se que devido à condição socioeconômica e cultural, bem como dos aspectos psicológicos presentes, os participantes não demonstravam interesse em realizar a troca ou cancelamento do curso, o que vinha a configurar num sentimento de resignação e insatisfação profissional demonstrado nos grupos como significativo grau de absenteísmo, atrasos e não envolvimento proveitoso às propostas estabelecidas no grupo. Apesar disso, todos participantes, em avaliação final, relataram que a experiência teve influência significativa, positiva em suas vidas, principalmente quanto ao autoconhecimento, a maiores informações sobre o mundo das profissões e um novo olhar sobre suas vidas profissionais e possibilidades de realização.

CONCLUSÃO:

Percebe-se que muitas pessoas acabam realizando escolhas de carreira conhecendo muito pouco sobre a totalidade das implicações das mesmas em termos de tarefas, dificuldades e responsabilidades. Isto foi comprovado durante a realização do grupo de re-orientação, pois constatou-se que os participantes tinham poucas informações sobre o curso optado, como por exemplo, tendo certas surpresas quanto às disciplinas das grades curriculares de seu curso. Foi objetivo deste estudo a compreensão dos motivos que levam as escolhas equivocadas e até mesmo a persistência no curso universitário no qual não se sente adaptado, pôde-se averiguar que os envolvidos neste processo, ao mesmo tempo em que se diziam insatisfeitos quanto à escolha profissional, tendo em mente outros cursos que gostariam de fazer, não renunciavam a primeira escolha para tentarem outros caminhos. A realização deste processo forneceu informações importantes sobre as relações entre trajetória acadêmica, aspectos contextuais e satisfação com a escolha profissional. Em devolutiva individual para os participantes, verificou-se que os aspectos investigados foram de relevante importância para serem considerados no planejamento de vida dos re-orientandos, como pôde ser visto no amadurecimento frente aos seus projetos de vida.

Instituição de Fomento: Pró-reitoria de cultura, extensão e vivência - PROCEV/CUR/UFMT
Palavras-chave: Re-orientação profissional, Universidade, Profissão.