62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
As Perspectivas da Comunidade de Raposa-MA Acerca da Atividade Turística no Município.
Laila Calvet de Mello Boahid 1
Marcio Junho Cutrim Vinhais 1
Eduardo Alves Cutrim Campos 1
Leandro Silva Nunes 1
Rozuíla Neves Lima 1
1. Univesidade Federal do Maranhão- Curso de Turismo
INTRODUÇÃO:
O município de Raposa-MA destaca-se nacionalmente por um mix de sedução formado pela pesca artesanal, por uma saborosa culinária regional, por belas praias, em grande parte desertas e, principalmente, pelas rendas de bilro que surgem da arte das mãos das mulheres rendeiras. Esse mix tem estimulado o turismo que fomenta vários setores da economia como a hotelaria e o comércio. A integração da comunidade é fator decisório na consolidação da atividade turística, possibilitando retornos econômicos e sociais aos autóctones, a partir de um planejamento com parâmetros holístico e sustentável. Ressalta-se que o turismo não se constitui como solução para os problemas mais endógenos das cidades brasileiras, até porque nem todas têm potencialidade para desenvolver esse tipo de atividade. Por outro lado, os recursos oriundos do turismo quase sempre são direcionados a uma pequena parcela da sociedade, gerando descontentamentos populares e carência de mão-de-obra para suprir as necessidades da cadeia produtiva do turismo. Por isso, é vital verificar como a comunidade dos pólos turísticos se identificam com o turismo e, por conseguinte, projetar um cenário para a atividade. Nesta pesquisa, objetiva-se analisar as perspectivas da comunidade de Raposa - MA acerca da atividade turística no município.
METODOLOGIA:
Para a execução desta pesquisa adotou-se como procedimentos metodológicos a utilização de pesquisas bibliográficas especificas para o embasamento dos problemas e estudos propostos; visitas técnicas in loco para diagnosticar o potencial turístico no município; e aplicação de questionários direcionados a comunidade da área em estudo para medir o nível de satisfação quanto aos equipamentos que servem a população residente e aos visitantes. A área geográfica trabalhada na pesquisa limita-se ao município de Raposa, localizada na mesorregião norte do estado do Maranhão. Concentrou-se a pesquisa na área urbana do município, utilizou-se uma amostra de 33 (trinta e três) questionários direcionados à comunidade local, com ênfase à situação econômica e social do município e sua relação com a atividade turística.
RESULTADOS:
De acordo com a análise dos dados coletados, a maioria do público entrevistado (70%) é composta de mulheres, com faixa etária até 40 anos, e sem renda fixa (42%) ou com renda de até 03 salários mínimos (55%), e as principais ocupações detectadas foram: Comerciante e Estudante (15% cada); e Rendeira/Artesão e Dona de Casa (9% cada). A maioria dos entrevistados (58%) mora em casa de madeira e 82% acham que o saneamento no município é ruim ou insuficiente. Destaca-se que a população (88%) concorda que o turismo traz benefícios para o município, e que estimula, principalmente, o crescimento econômico local (52%) e traz mais oportunidades de trabalho (24%). Assim, 88% dos entrevistados afirmam que o turismo não traz efeitos negativos ao município, e para 64% a cidade tem condições de receber visitantes. Quanto ao interesse da população, observa-se que 82% dos entrevistados nunca participaram de cursos de qualificação oferecidos pelo governo municipal, sendo que a principal razão apontada (48%) foi o não oferecimento de cursos por parte da prefeitura e outros 26% por não serem oferecidos cursos de seu interesse. As principais áreas apontadas foram: Informática (15%), Artesanato (13%), Mecânica (10%) e de Guia de Turismo (8%).
CONCLUSÃO:
Os dados, extraídos a partir da metodologia aplicada, mostram que comunidade de Raposa - MA acredita que atividade é benéfica para a região, embora não usufrua de boa parte da renda gerada e das melhorias que esse tipo de economia pode proporcionar. Contudo, suas perspectivas a acerca da atividade turística no município são bem amplas e positivas. Esses resultados apontam para a necessidade de maior incremento no turismo desenvolvido no município de Raposa, a partir de políticas públicas que levem à criação de mecanismos que visem a qualificação profissional e uma maior integração da cadeia turística e o envolvimento da comunidade, como elementos propulsores das melhorias sociais no município.
Palavras-chave: perspectivas, comunidade, integração.