62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO TEÓRICO E ANALÍTICO EM ACÚSTICA DE SALAS. UMA AVALIAÇÃO DO TEATRO MARIA SILVIA NUNES.
Thalita Maria Pontes Moutinho 1
1. Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
Com o passar dos anos a poluição sonora cresceu de tal forma que atingiu o reconhecimento como um dos maiores problemas da poluição ambiental, forçando os responsáveis por construções de ambientes a se atentar quanto ao conforto acústico de seus projetos, sendo um grande desafio para estes profissionais devido ao projeto acústico de um ambiente não ser habitual em razão da complexidade e demora dos métodos obtidos. O teatro Maria Sylvia Nunes, uma das mais modernas e sofisticadas sala de espetáculos da região norte, foi o foco deste estudo, devido a sua importância regional, no qual se avalia o tratamento acústico, bem como aponta às tecnologias utilizadas para o melhoramento acústico de salas. Objetiva-se a partir deste trabalho mostrar para a comunidade cientifica a importância de um tratamento acústico de uma sala na compreensão e inteligibilidade do som lá ouvido, bem como alertar aos profissionais que trabalham no ramo de construção de ambientes que reservar parte do orçamento de uma obra, principalmente se for um estúdio, sala de conferencia ou casa de espetáculo, no projeto acústico da sala é imprescindível para o conforto das pessoas que lá estarão.
METODOLOGIA:
O teatro Maria Sylvia Nunes foi o objeto de estudo deste trabalho, bem como os seus equipamentos, estruturas e objetos lá dispostos, tendo em vista que todos os componentes de uma sala influenciam no campo acústico de um ambiente fechado. A partir dos dados fornecidos pela Cineplast Planejamento de Obras S/C Ltda., empresa responsável pelo projeto acústico do teatro, e da análise in locu, foi gerada uma avaliação acústica do teatro focada quanto à absorção e isolamento sonoros, à difusão das ondas sonoras e o posicionamento das colunas de som.
RESULTADOS:
O isolamento acústico, fenômeno que impede a passagem de ruído entre o meio externo e o interno e vice-versa, é notável no teatro devido às paredes duplas recheadas com fibra de vidro e à porta principal, feita de material de alta densidade e que ao seu redor está um vedante, atenuando significativamente a transmissão de energia sonora entre os ambientes. O aspecto acústico mais importante numa sala é o controle de suas reflexões, em quantidade e qualidade. Visando isto e à constituição do local ser basicamente de materiais refletores, foi instalado no piso um absorvente acústico. Os assentos são revestidos por uma almofada com coeficiente de absorção similar ao do corpo humano, para não diferir o tempo de reverberação em uma sessão lotada ou vazia. Para não haver sítios de concentração de reflexões, é conveniente que estas sejam espalhadas pela sala, papel desempenhado por placas de vidro posicionadas no teto de tal forma que o som é guiado até as poltronas mais afastadas da fonte direta. Quanto ao posicionamento das colunas de som, devido o teatro ser relativamente baixo, a solução foi combinar o posicionamento tradicional, no palco, com o horizontal, ao longo das paredes, para que o nível de pressão sonora seja relativamente igual para as pessoas próximas e afastadas do palco.
CONCLUSÃO:
É notório o cuidado com que os engenheiros e arquitetos tiveram ao projetar o teatro Maria Sylvia Nunes, do ponto de vista histórico e turístico, ele foi instalado em um antigo porto conservando os seus traços originais, e o mais importante, do ponto de vista do conforto e saúde de seus espectadores por estar livre de ruídos incômodos, que podem causar dores de cabeça, náuseas e, ao longo do tempo, problemas mais graves de saúde. Entretanto, o teatro Maria Sylvia Nunes, bem como outras casas de espetáculos, salas de conferência e estúdios espalhados pelo Brasil, são, ainda hoje, uma exceção no ponto de vista de valorização de um estudo acústico prévio. Atentando a isso é sempre importante reservar uma parcela do orçamento das construções para o melhoramento acústico do ambiente, para a melhor satisfação auditiva das pessoas que estão dentro e fora dele.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Campo acústico de ambientes fechados, Projeto acústico, Teatro Maria Sylvia Nunes.