62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA COLEÇÃO FOTOGRÁFICA DA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE
Emanuella Maria da Conceição 1
Ruhanda Berg da Silva Araújo 2
Jamille Barbosa 3
Katia Santana 3
1. UFRPE
2. UFPE
3. FGF
INTRODUÇÃO:

Político, historiador, sociólogo, antropólogo e escritor, Freyre e sua obra podem ser tidos como um dos maiores clássicos da cultura brasileira. Ele escreveu o Recife como poucos, se preocupou em estudar as questões sociais e culturais que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Hoje, na sua antiga casa localizada em Apipucos no Recife funciona, a Fundação que leva o seu nome: Fundação Gilberto Freyre. E é na Fundação que se encontram muitas das suas produções intelectuais incluindo livros, periódicos e um vasto acervo iconográfico que abrange caricaturas, desenhos, pinturas e fotografias. Este último constitui uma riquíssima fonte de informação, pois, conta a história da vida e obra de Gilberto Freyre através de diferentes aspectos. O presente resumo tem como objetivo relatar a pesquisa exploratória acerca da Coleção fotográfica da Fundação Gilberto Freyre levando em consideração a imagem como fonte documental e os critérios que margeiam a conservação da fotografia. A importância de estudos como este contribuem para entender parte da história do Brasil, onde Freyre ajudou a construir. Preservar este acervo, e assim torná-lo disponível é mostrar que através do uso desse objeto imagético informações são disseminadas e conhecimentos são gerados.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida a partir das análises feitas em fontes documentais. Sendo dividida sistematicamente em quatro etapas. No primeiro momento, voltou-se para um estudo sobre a vida e obra de Gilberto Freyre em materiais como livros, periódicos e artigos científicos que foram imprescindíveis para a construção das idéias que deram argumentos para mostrar a importância do pesquisador para a sociedade. Em seguida, a equipe encaminhou-se à Fundação Gilberto Freyre onde deu início ao levantamento das temáticas da coleção e paralelo a isso foi feita uma entrevista com a coordenadora do Projeto de Difusão do Acervo Fotográfico da Fundação Gilberto Freyre, no intuito de resgatar as premissas dos conteúdos que envolvem o acervo. Identificando quando possível os integrantes, o fotografo, o local, o ano e o gênero fotográfico. O material encontra-se na sala de documentação que está vinculada à Fundação Gilberto Freyre. Depois, foi realizado um estudo sobre as técnicas de conservação de fotografias e seus principais agentes deterioradores e biodeterioradores. Por fim, a pesquisa foi destinada análise e discussão de todo material obtido no decorrer dos três momentos anteriores e construção do resumo.

 

RESULTADOS:

A partir das atividades desenvolvidas foi observado que a coleção encontra-se em álbuns e avulsas e estão classificadas em temas como: família (com seus filhos e esposa, onde revela-se dedicado e atencioso), encontros com amigos (nomes ilustres como Manuel Bandeira e Villa-Lobos), honrarias e titulações (a obra de Freyre é reconhecida em prêmios como o título de Honoris Causa pela Universidade de Münster na Alemanha) e viagens que deram base a muitos de seus trabalhos.  A abrangência das temáticas deste acervo torna-se um testemunho visual de quem foi Gilberto Freyre seja na vida privada ou pública. Registrados por ícones da fotografia como Jean Manzon e Madalena Schwartz. Estando dispostos em diferentes gêneros fotográficos como Cartões de Visita, Cartão Cabinet, Cartão Postal, Negativo e  Diapositivo. A coleção encontra-se em considerável estado de conservação, acondicionada em materiais adequados, dispostos numa sala climatizada, porém foram identificados índices de deteriorações em algumas fotográfias, mas procedimentos que visam amenizar esta ação do tempo estão sendo desenvolvidos. Mostrando assim, que é imprescindível para a vida útil da imagem práticas que vão desde a higienização, reparo de peças danificadas, acondicionamento e controle de contaminantes do ambiente. 

 

 

CONCLUSÃO:

A fotografia sai de um cenário onde era vista pela sociedade como suplemento ilustrativo e gradativamente conquista seu espaço, onde a imagem possibilita sem dúvida uma qualidade de análise e interpretações visuais mais acuradas. Compartilhando desta mesma linha de pensamento, os responsáveis pela fundação Gilberto Freyre, preocupados em manter o acervo fotográfico não apenas utilizável as pesquisas, mas com uma preservação adequada, criaram um projeto minucioso intitulado como Projeto de Difusão do Acervo Fotográfico da Fundação Gilberto Freyre. Que tem como objetivo principal salvaguardar a memória da coleção que conta a história da vida privada e pública do grande mestre de Apipucos. Combatendo assim, o problema da deterioração e biodeterioração. O presente trabalho analisou os aspectos positivos que serão possibilitados as pesquisas em suas diferentes vertentes (social, antropológica, histórica, política e ambiental). Conclui-se numa ampla perspectiva, que ações como estas oportunizam a valorização da fotografia como uma fonte documental. Remetendo assim, as inovações levantadas pelo próprio Gilberto Freyre quando destacou trabalhos embasados em fatos e aspectos de pesquisas que antes eram consideradas irrelevantes tornando-as fontes valiosas de investigação.

Instituição de Fomento: Ministério da Cultura-MinC
Palavras-chave: Gilberto Freyre, Preservação, Fotografia.