62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA: SOBRE O JOGO "MEMÓRIA DO ATLETISMO"
Sara Quenzer Matthiesen 1, 3
Fernando Paulo Rosa de Freitas 2, 3
Ana Lívia Gorgatto Fraiha 3
Graziela Sarmento 3
Márcio Kazuhiro Kamimura 3
Thais Yuri Jo Santos 3
1. Depto. de Educação Física, UNESP/Rio Claro/SP.
2. Escola Estadual Odilon Corrêa, Rio Claro/SP.
3. Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo, UNESP/Rio Claro/SP.
INTRODUÇÃO:
Embora a proposta para o ensino de Educação Física nas escolas estudais do Estado de São Paulo preveja o ensino do atletismo, a criação de estratégias e sugestões de atividades capazes de subsidiar o trabalho de professores é sempre muito importante para a difusão e conhecimento dessa modalidade esportiva. Com base nisso, o GEPPA - Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo da Unesp-Rio Claro/SP desenvolveu entre 2009 e 2010 um projeto, inédito na área, visando à confecção de jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo em aulas de Educação Física na escola. Diferente dos jogos de quadra e dos jogos pré-desportivos existentes na bibliografia voltada ao ensino do atletismo, os jogos de mesa - alguns dos quais conhecidos como jogos de salão, de cartas ou de tabuleiro - podem ser um recurso didático-pedagógico determinante para suscitar o interesse das crianças por essa modalidade esportiva. Quem nunca brincou, por exemplo,  de jogo da memória? Por meio desse aqui denominado jogo de mesa, utilizado por muitas pessoas como passa-tempo, é possível exercitar a capacidade cognitiva, a memória, além de ampliar os conhecimentos acerca de um determinado tema, que no caso desse trabalho é o atletismo.
METODOLOGIA:
Na 1a etapa, foi desenvolvida uma pesquisa documental, verificando-se, com base nos acervos de bibliotecas e websites, quais os jogos de mesa existentes e passíveis de adaptação para o ensino do atletismo na escola. Selecionado o jogo da memória, procedeu-se à 2a. etapa da pesquisa visando à confecção do jogo "Memória do atletismo". Antes do início da  3a. etapa, realizou-se uma pré-avaliação do material, aplicando-o em dois grupos, quais sejam: entre graduandos de Educação Física e entre graduandos de Ciências Biológicas e Educação Física, objetivando identificar a necessidade de adequações quer em relação ao jogo em si, quer em relação aos procedimentos utilizados quando da aplicação em aulas de Educação Física. Com a aprovação do Comitê de Ética do IB/UNESP e participação do professor-colaborador, realizou-se a 3a etapa, aplicando-se o jogo "Memória do atletismo"  em uma aula de Educação Física de uma  turma, com 18 alunos, de 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Rio Claro/SP. A  avaliação da viabilidade de utilização desse material como recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo foi realizada, em três momentos, por meio de questionários, contendo questões capazes de avaliar o objetivo proposto.
RESULTADOS:

Identificou-se, na 1a etapa, um restrito número de livros e websites destinados aos jogos de mesa, dificultando a coleta de dados acerca do jogo da memória.  Na 2a etapa, além da definição das regras e da confecção do jogo "Memória do atletismo" composto por 12 pares de cartas ilustradas com desenhos e nomes das provas do atletismo, realizou-se uma pré-avaliação, demonstrando por parte dos graduandos de Educação Física e dos graduandos de Ciências Biológicas e Educação Física, um retorno positivo em relação à: memorização e (re)conhecimento das provas do atletismo. Entretanto, ambos os grupos contribuíram para a inserção de mais uma regra visando à verbalização dos nomes das provas do atletismo. Isso foi essencial, quando da aplicação entre alunos de 7a série, que jogaram o jogo "Memória do atletismo" por duas vezes, antes de submeterem-se aos questionários. A avaliação revelou a memorização parcial das  provas do atletismo, talvez em função do pequeno número de vezes a que foram submetidos ao jogo. Entretanto, observou-se que a inserção desse recurso didático-pedagógico contagiou as crianças, já que prezou pelo lúdico e pelo trabalho em grupo, ainda que em aplicações futuras, as cores de fundo das cartas devam ser padronizadas, evitando-se associações indevidas.

CONCLUSÃO:
A pesquisa cujo objetivo foi produzir, aplicar e avaliar jogos de mesa, em especial, de um jogo da memória, como um recurso didático-pedagógico para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física na escola, evidenciou, por meio das três etapas, sua importância e viabilidade para o ensino dessa modalidade esportiva. Particularmente, demonstrou ser o jogo "Memória do atletismo" um recurso didático-pedagógico viável para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, sobretudo, em função dos resultados provenientes quando da aplicação entre alunos do Ensino Fundamental. Com forte apelo motivacional, os jogos de mesa podem ser um ótimo aliado do professor de Educação Física, inclusive por poderem ser realizados em qualquer lugar, a exemplo de uma sala de aula utilizada em dias de chuva ou quando não se pode utilizar  a quadra esportiva da escola. Com isso, espera-se que o material proveniente dessa pesquisa, inexistente na área, possa vir a subsidiar o trabalho de outros professores de Educação Física, motivando-os a criarem outros jogos de mesa capazes de colaborarem com a difusão e ensino do atletismo entre crianças e jovens, ampliando seus conhecimentos e interesse por essa modalidade esportiva.
Instituição de Fomento: PROGRAD/NÚCLEO DE ENSINO/UNESP.
Palavras-chave: atletismo, educação física escolar, jogo de memória.