62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS EXIGENCIAS PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.  
Valciney Ramires Medeiros 1
Cristiane Cavalcante Lima 2
Arminda Rachel Botelho Mourão 3
1. Professor da Rede Municipal de Ensino de Manaus-AM
2. Universidade Federal do Amazonas / Mestrado em Educação
3. Universidade Federal do Amazonas / Prfa Dra do Mestrado em Educação
INTRODUÇÃO:

Mediante as novas exigências direcionadas ao profissional da educação, o estudo aqui apresentado buscou analisar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o plano global da instituição que define o tipo de ação educativa que se quer realizar. As modificações no mundo do trabalho, na legislação educacional brasileira, as novas exigências educacionais e o anseio acadêmico, têm impulsionado as instituições de ensino superior, responsáveis pela formação dos profissionais de educação, a reformularem o seu Projeto Educativo, definindo a partir dele o tipo de profissional que desejam. Essas questões têm causado inúmeros dilemas para os cursos de pedagogia tais com: a afirmação da área como ciência da educação, a identidade e o campo de atuação desse profissional, bem como a dificuldade em estruturar o currículo de modo a atender essas novas demandas.

METODOLOGIA:

A análise de conteúdo foi a metodologia utilizada para análise dos dados. Optou-se por essa técnica, pois a mesma é marcada por uma grande disparidade de formas e adaptável a um campo de aplicação muito vasto: as comunicações. Para a análise das comunicações é preciso adotar as categorias de fragmentação das mesmas, este tipo de análise é denominado de análise categorial. Com a finalidade de investigar algumas categorias relevantes para formação do pedagogo, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso, foi realizado um levantamento de documentos oficiais, assim como das entidades comprometidas com a defesa da educação pública e com a formação de educadores em âmbito nacional, como ANFOPE (Associação Nacional de Formação de Professores), ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), FORUNDIR (Fórum de Diretores de Faculdades de Educação) e outras. Além da análise documental, utilizou-se da observação participante durante a realização da XIX Semana de Pedagogia da UFAM (XIX SEMAPE), na qual foram discutidas com a comunidade acadêmica as diferentes posições a respeito do curso de Pedagogia.

RESULTADOS:

Dos documentos analisados foram retiradas as categorias: Finalidade do Curso de Pedagogia, Perfil do Profissional da Educação e Estrutura Curricular. Tais elementos comprovaram a dicotomia do Projeto norteador do curso de Pedagogia e da ação pedagógica na formação do pedagogo (a). Por um lado um discurso teórico bem estruturado de enfrentar a realidade educacional por meio da formação. E por outro, uma prática plenamente diferente e distante da teoria. Isto é, no plano teórico-metodológico o Projeto mostra avanço, mas a grade curricular não apresenta o elo de ligação entre teoria e prática. Portanto, as análises revelaram que o Curso de Pedagogia da UFAM necessita ser reformulado de modo que apresente meios que possam inserir o graduando desde o início de sua formação no campo de trabalho; permitindo-lhe articular: ensino - pesquisa - extensão, componentes fundamentais na trajetória acadêmica.

CONCLUSÃO:

A análise de conteúdo do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação da UFAM, e dos documentos oficiais, evidenciou que o Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal do Amazonas precisa ser urgentemente reformulado. A reformulação acontecida no ano de 1994 trouxe importantes avanços teórico-metodológicos com relação ao pensar a educação e a formação dos profissionais da educação. Entretanto, o ajuste feito na estrutura curricular em 1999, fez prevalecer a antiga concepção tecnocrata da educação. Essa forma de pensar (a) responde às exigências advindas do mercado, mas a formação do pedagogo não deve se limitar apenas no atendimento dessas exigências, e sim, a satisfação plena do ser humano, a formação do homem omnilateral. Portanto, a comunidade acadêmica deve buscar soluções conjuntas para reformulação do seu Projeto Educativo, tendo em vista a amplitude que é o campo educacional e as possibilidades políticas e sócio-econômicas para construí-lo. E essa construção só pode ser feita a partir do momento que todos os envolvidos nesse processo compreendam a importância da elaboração do novo Projeto para formação de um novo pedagogo (a), tendo em vista à complexidade e desafio postos pela educação.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Curso de Pedagogia , Estrutura Curricular.