62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
CORRELAÇÃO ENTRE REDUTASE DO NITRATO E CLOROFILA TOTAL EM PLANTAS DE ALFACE SUBMETIDA À TOXIDEZ POR ALUMÍNIO
Gerson Diego Pamplona Albuquerque 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Hugo Amâncio Sales Silva 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador.
INTRODUÇÃO:
O sorgo forrageiro [Sorghum bicolor (L.) moench] constitui uma ótima opção para a produção de forragem em função de sua alta produtividade e rendimento para ensilagem podendo substituir o milho (Zea maiz) quanto à produção de silagem na alimentação de ruminantes. No entanto, a presença de Al+3 em solos ácidos e intemperizados constitui um dos maiores fatores limitante ao cultivo de culturas em boa parte dos solos amazônicos. O sintoma primário da toxidez por alumínio em plantas evidencia-se no engrossamento e encurtamento do sistema radicular, resultante da diminuição das divisões das células radiculares, o que implica em conseqüências fisiológicas e bioquímicas danosas ao desenvolvimento e crescimento normais das plantas. Associado a isso, a acidificação do solo e a presença de Al+3 em níveis tóxicos altera a atividade da enzima redutase do nitrato, assim como as membranas cloroplastidiais onde estão mergulhados os componentes bioquímicos do aparelho fotossintético. O presente trabalho teve como meta analisar a correlação entre a atividade da redutase do nitrato e a concentração de clorofila total em folhas sorgo.
METODOLOGIA:
Sementes de sorgo foram postas para germinar em badejas plásticas contendo areia lavada e autoclavada. Após 7 dias, foram escolhidas plantas uniformes quanto ao tamanho e sanidade, sendo as mesmas transplantadas para vasos opacos e externamente prateados contendo 2 L de solução nutritiva. Foi usado como substrato, areia lavada e sílica na proporção de 3:1. Após 20 dias da emergência das plântulas adicionou-se na solução Al2 (SO4)3 . 18 H2O nas concentrações de 0, 50, 100 e 150µM. No 30º dia foi determinada a atividade da redutase do nitrato em folhas de plantas de sorgo e expressa em mmoles de NO2ˉ. g MF-1. hˉ1. Posteriormente, quantificou-se o teor de clorofila total a partir de folhas totalmente expandidas de sorgo. Com base nos valores obtidos para as duas variáveis analisadas, foi feita a correlação entre ambas as variáveis por meio do software Assitat 7.5 Beta e feita a análise de variância dos dados. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado com quatro doses de Al+3 e dez repetições por tratamento.
RESULTADOS:
A correlação entre a atividade da redutase do nitrato e os teores de clorofila total foi significativa (p<0,05) e positiva (r = 0.792), conforme a análise de variância realizada. As concentrações de Al utilizadas desencadearam um decréscimo na atividade da redutase do nitrato, assim como na concentração de clorofila total em folhas de sorgo. O decréscimo da redução do nitrato pela redutase do nitrato em folhas de sorgo contribuiu para uma menor entrada de nitrogênio ao metabolismo do nitrogênio implicando na redução dos teores de clorofila total. Isso porque com a solubilização do Al+3 na solução nutritiva com a diminuição do pH, a disponibilização de nitrato é reduzida. Porém, é possível que a biossíntese clorofilas totais tenha sido afetada indiretamente pela redução da absorção radicular de outros nutrientes importantes ao processo de síntese de clorofilas, como Magnésio, fósforo, Ferro e outros.
CONCLUSÃO:
A presença do alumínio reduziu a atividade da redutase do nitrato, assim como dos teores de clorofila total, promovendo uma correlação positiva entre as duas variáveis analisadas.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Palavras-chave: Redutase do nitrato, Clorofila, Alumínio .