62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
PROJETO AULAS EXPERIMENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA - UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS A BAIXO CUSTO
Sarah Suely Nascimento Fonseca 1
Renata Oliveira Domingues 1
Tiago Henrique Verçosa de Lima 1
Alexandro Cardoso Tenório 2
Wictor Carlos Magno 3
Djalma Rufino Júnior 4
1. Bolsista PIBID - Depto. Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Profº. Orientador - Depto. de Física - UFRPE
3. Profº. Coordenador PIBID - Depto. de Física - UFRPE
4. Professor da Escola Estadual Lions de Parnamirim
INTRODUÇÃO:

Muitos desafios se impõem à melhoria da educação brasileira. Entre eles, no âmbito do ensino da física, se destaca a necessidade de promover as habilidades e competências relativas à investigação, dos estudantes, do ensino médio. Entretanto, como o desenvolvimento dessa investigação está muito associado à realização de atividades experimentais, a inexistência de laboratórios de ciências nas escolas é vista, como um empecilho para aprendizagem dessa competência em Física. Diante desse contexto, o presente trabalho descreve os resultados alcançados, no desenvolvimento das habilidades investigativas, em física, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFRPE), dos alunos da Escola Estadual Lions de Parnamirim, que não possui um laboratório de ciências. Foram desenvolvidas junto ao alunado e professores uma série abordagens em que as atividades experimentais se davam na sala de aula, através da utilização de materiais de baixo-custo, com vistas a superar o paradigma do ensino tradicional focado na aquisição de conteúdos científicos. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, em vários aspectos, dos quais destacamos maior rendimento nas notas, participação e interação dos alunos e professores, e ainda aproximação da universidade com a escola.

METODOLOGIA:
Durante as atividades, na escola estadual Lions de Parnamirim, empregamos nas atividades experimentais materiais simples como sucatas encontradas no dia-a-dia, em casa, que normalmente são lançadas ao lixo. A escolha desses materiais não se deu apenas pela inexistência de um laboratório para realizar experimentos, mas também para superar o senso comum que o lixo é tudo o que não presta. A abordagem metodológica procurou montar os experimentos na própria escola, buscando a participação e interação dos alunos, pelo incentivo do questionar e da crítica. Além disso, os alunos eram convidados a analisar o fenômeno científico, com foco na compreensão dos princípios físicos relacionados. Todo o processo foi e assistido na escola pelo docente responsável pela disciplina física. Dentre os diversos experimentos explorados, destacamos aqui o Elevador Hidráulico, a Lata Mágica, o Submarino, Associação de Espelhos Planos e a Figura de Lissajous. As atividades foram escolhidas em acordo com o professor, complementando os objetivos planejados. Por exemplo, enquanto o Elevador Hidráulico aborda o Princípio de Pascal, a Lata Mágica usar conceitos da Conservação da Energia Mecânica, o Submarino envolve o Princípio de Arquimedes, que são conceitos fundamentais para o 1º e 2º anos do ensino médio.
RESULTADOS:
Durante a atuação do PIBID-UFRPE de Física em 2009 na Escola Lions de Parnamirim, as aulas tornaram-se mais atrativas e interessantes com utilização de sucata na elaboração de experimentos. Os alunos eram livremente convidados a participarem confeccionando experimentos e fazendo relatórios. Os conceitos físicos envolvidos eram de acordo com o assunto abordado em sala pelo professor responsável pela disciplina Física. As atividades sempre aconteciam dentro da aula do professor. Com base nos relatórios, que descreviam os conceitos físicos abordados, os materiais utilizados e a importância desse conhecimento, escritos pelos alunos, após cada atividade experimental, percebemos o crescente envolvimento com as atividades experimentais e a melhoria da compreensão do fenômeno por parte do alunado. Por exemplo, 78% dos alunos do 1º ano "A" se envolveram com o experimento Elevador Hidráulico e consideram o assunto abordado importante.  Para 95% dos alunos do 2º ano "A", que se envolveram com o experimento Figura de Lissajous, passaram a entender melhor o assunto "ondas".  Não é surpresa essa forte participação, pois o tema "onda" surgiu da necessidade dos alunos, que demonstraram em um momento de diagnóstico inicial que tinham dificuldades e interesse nessa temática.
CONCLUSÃO:

De acordo com o professor responsável pela disciplina Física, a maioria dos alunos apresentou uma diferença significativa em relação ao rendimento acadêmico, com uma maior participação e envolvimento nas aulas de física, e também uma maior percepção da relação dos fenômenos que ocorrem no dia-a-dia com o conhecimento de física discutido em sala de aula. Dos resultados positivos em termos de participação, envolvimento, reconhecimento da importância do assunto e melhor compreensão de conceitos, como Princípio de Pascal, Movimento Uniformemente Variado, Conservação da Energia Mecânica e a 1ª Lei de Newton, a Inércia, Princípio de Arquimedes, Óptica e Ondas Sonoras, podemos concluir que a associação do ensino de física com a prática experimental, independente da escola possuir um laboratório formal, trabalhando com experimentos de baixo custo, apresenta o potencial de tornar os conceitos da física mais acessíveis, pela aproximação do conhecimento físico ensinado em sala de aula, com a realidade dos alunos, promovendo uma melhor percepção física dos problemas do cotidiano, alem de valorizar a natureza experimental da física.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ciências, Experimentais, PIBID - UFRPE .