62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: GÊNEROS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Ana Paula da Costa Alves 1
Cyntia Raquel de Sousa Lopes 1
Daniel dos Santos Gomes 1
Bárbara Olímpia Ramos de Melo 1, 2
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
2. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A sociedade contemporânea tem encontrado novos formatos de interação, fato evidenciado pelo uso em larga escala da internet que tem possibilitado grande gama de situações comunicativas. No caso do ensino a distância, ambiente que se configura pelo uso intenso das tecnologias há algumas reflexões sobre as especificidades contidas nos eventos comunicativos e entre os agentes essenciais ( professor e aluno) do processo ensino-aprendizagem. Assim, pretendemos identificar os gêneros digitais de acordo com seus propósitos comunicativos e as práticas de letramento envolvidas, tendo por campo de observação o bloco II do curso de Letras/ Espanhol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no sistema de Educação a Distância. Para isso, observamos as estratégias de hipertextualização nos gêneros digitiais, os propósitos comunicativos, além de descrevermos as práticas de letramento e o uso pedagógico vinculado a cada gênero. Portanto, o estudo em questão deve contribuir com o sistema EaD, na figura do curso de Letras/ Espanhol, uma vez que efetivamos um olhar sobre os gêneros e "ouvimos" (a partir dos questionários aplicados) os sujeitos da pesquisa; tentaremos subsidiar um entendimento acerca das infovias e encontros presenciais (neste aspecto temos apenas o relato dos sujeitos), propondo ao fim de nossas análises um panorama dos eventos e suas conseqüências comunicativas no processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
A pesquisa se conduziu de forma exploratória, pois objetivou proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito, acabando por assumir o formato de pesquisa bibliográfica e de campo. No entanto, não se intencionou identificar e pontuar soluções para as eventuais problemáticas nas relações do corpus analisado, antes apresentamos uma compreensão acerca do letramento, dos gêneros digitais e do seu uso pedagógico. Com a pretensão de desvelar como são ressignificadas as relações comunicativas quando mediadas por mídias, trataremos os dados coletados, por meio de questionários com uma análise qualitativa e quantitativa; o instrumental foi aplicado durante o mês de dezembro de 2009 e janeiro de 2010, referente aos pólos de Campo Maior, Oeiras, Picos e Piripiri do bloco II, do curso de Letras/ Espanhol da UAB/ UESPI. Tendo em vista o estruturado quantitativamente (dados em percentual) gerimos um olhar que percebeu os gêneros apontados intra e extra plataforma e o uso dado a esses por seus usuários. Para o que se segue reunimos o corpo docente, a partir do trabalho colaborativo dos indivíduos, incluindo nesta categoria: professores formadores e conteudistas, assim como o coordenador do curso e coordenador de tutoria e ainda tutores presencial e a distância, pois suas ações estão direcionadas direcionado a atender às distintas realidades encontradas nos pólos. Porquanto, entendemos que a observação da plataforma e a utilização do gênero e-mail, como ferramenta de interação com os sujeitos da pesquisa são aspectos de relevância para a compeensão deste estudo. Logo, acolhemos como justificativa a opção pelo e-mail, a concepção tratada em Paiva (2004, p.72) sobre, "as vantagens na velocidade da transmissão da mensagem, o potencial de uma mesma mensagem poder ser enviada para muitas pessoas, facilitando o contato com o usuário". A investigação tentou requisitar dos sujeitos como tem se dado o vínculo, a assistência do "professor" em relação ao aluno, seja nos encontros presenciais, seja nas atividades desenvolvidas via plataforma, com esse propósito questionamos a mediação do conhecimento no trinômio: "professor"- plataforma Moodle - aluno.
RESULTADOS:
Como já anunciado consideramos um recorte de quatro pólos do ensino EaD, do curso de Letras/ Espanhol, Bloco II, UAB/ UESPI são eles: Campo Maior, Oeiras, Picos e Piripiri. Através da aplicação dos questionários verificamos nos sujeitos o nível de satisfação com as relações mantidas via plataforma Moodle e ainda suscitamos aspectos intrínsecos a utilização dos gêneros, aliando a estes a satisfação e os propósitos de cada um. Além de posteriormente, fazermos um inventário dos gêneros e formatos de material didático ressaltados na plataforma. Constatamos, na observação realizada, que temos um equilíbrio entre os usuários quanto à convivência com a plataforma Moodle, pois como adverte Marcuschi (2004), anterior às práticas mais aprofundadas no ambiente virtual, se deve considerar o nível de letramento do indivíduo, no caso, a forma como este se relaciona com a ferramenta, ainda existem os que se relacionam com dificuldade, o que nos remete o baixo nível de letramento para a prática social exigida. Entre nossas preocupações destacamos os dados que comprovam ou contrariam a forma como são desenvolvidas habilidades de leitura e escrita, comparando as seguintes opiniões. Sendo Eco, defensor do início de uma geração cada vez mais valorizadora da escrita, e já McLuahn cogita a imagem em detrimento da escrita, temos pelo modo de enunciação digital a ampliação dos sentidos, de forma eficaz numa disposição que ouvir, ver e ler sejam auxílios no processamento da cognição humana (XAVIER, 2009, p.147). Os dados apontaram para um desequilíbrio, confirmando que o processo de aprendizagem é heterogêneo ainda que se padronize as condições dos alunos. Concordamos com Marcuschi (2004), que no ambiente virtual, as relações acabam se tornando hiperpessoais, com a dimensão apropriada pelo professor, que na EaD, possui sua figura recategorizada em vários indivíduos no atendimento ao aluno. Outro importante aspecto, se dá com o uso da plataforma moodle, verificou-se que a plataforma não é admitida entre os sujeitos como um elemento de dificuldade na relação professor-aluno, uma vez que para que esses coexistam a ferramenta deve ser o principal elo entre esses, exigindo posturas nos indivíduos que se adequem a realidade vivenciada. Foi favorecido um olhar sobre os gêneros que estão disponibilizados na plataforma, logo, o fórum aparece amplamente como opção de maior evidência entre os gêneros por permitir correspondência, seja ela assíncrona como neste caso ou síncrona, assemelhando-se a importância recebida pelo chat que foi apontado como ferramenta de dinamização da disciplina Língua Latina II, apesar do elemento atividade apresentar expressividade nesta disciplina, consideramos o fato de serem propostas de natureza diferente que se eximem de comparação, por isso inferimos que tantos gêneros digitais como materiais em pdf, bem como o formato das atividades não se relacionam com a proposta de interatividade veiculada aos ambientes hipertextuais.
CONCLUSÃO:
Como demonstrado, a investigação pontuou aspectos que em sua maioria testificam as posições teóricas estudadas, além de possibilitar a visão de um curso de ensino de outra língua, com suas limitações e potencialidades para uma posterior aprofundamento. Enfim, evidenciamos ampliar as possibilidades de compreensão sobre o construto do caráter de novos gêneros a partir das tecnologias com seus reflexos nas relações sociais. O destaque desta pesquisa foi o redimensionamento que as práticas de letramento e as rotinas comunicativas fornecerão aos ambientes educacionais, modificando e reconstruindo as práticas de ensino, seus objetivos, sugerindo que os suportes e suas possíveis modificações influem no processo de comunicação humana recriando significados, especificidades e outro perfil de interlocutores para aquilo que se comunica ou ensina. Como discutido, procuramos reafirmar um posicionamento considerar o ambiente EaD, na educação superior. Portanto, almejamos compreender a ressignificação pela qual a linguagem tem passado na apropriação de novos conceitos como o de gênero digital, hipertexto, letramento digital e o seu uso pedagógico. Em síntese, entendemos que os questionários aplicados responderam sobre a dificuldade que um curso a distância, principalmente aquele que se direciona ao processo de apropriação de outra língua pode enfrentar pelo uso não adequado das ferramentas e gêneros, o que factualmente é apontado por Melo (2009), quando admite que quanto maior a diversidade de gêneros que o indivíduo possa ter contato, em níveis mais elevados estarão suas práticas de letramento. Esse trabalho considerou que a relação aluno - ferramentas tecnológicas - professor deva ser uma constante que não suprima o papel de um pelo outro, assim exigindo-se o princípio de coexistência entre esses, do homem e as tecnologias como elementos essenciais nas atividades interativas na contemporaneidade.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Gêneros digitais, Letramento digital, Ensino.