62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O ENSINO MÉDIO
Ana Carolina Veras do Nascimento 1
Álvaro Luis Freitas Coelho 1
Daniel Santos da Silva 1
Franscisca Gabriella Bezerra Ribeiro 1
Lyanderson Freitas de Aquino 1
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:

A educação em saúde configurou-se através dos tempos por ações de controle e prevenção de doenças. Apesar disto, a educação em saúde demonstra fragilidade na sua operacionalização, tendo em vista que os serviços de saúde dão pouca ou nenhuma importância às ações educativas. As situações de emergência são imprevisíveis e os primeiros socorros, na maioria das vezes, são prestados por leigos. A preocupação com a orientação, o preparo e a participação da população leiga, torna-se fundamental, pois o atendimento inicial depende de uma série de medidas, que devem ser tomadas, antes da chegada das equipes de emergência. Adolescentes servem como importantes multiplicadores do conhecimento, entre seus amigos e seus familiares. Neste sentido, as escolas têm um papel importante e crescente na promoção de saúde, prevenção de doenças e de acidentes entre crianças e adolescentes. O presente trabalho busca relacionar os conhecimentos de Fisiologia Humana, mais especificamente dos mecanismos de funcionamento dos sistemas de circulação e respiração, com os primeiros socorros na medida em que mostra as situações de risco cotidianas, visando preparar os alunos para tomarem as medidas necessárias em situações de risco, as quais necessitem dos conhecimentos de primeiros socorros.

METODOLOGIA:

Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico relacionado ao conteúdo de primeiros socorros e sua aplicação nas escolas. Em seguida, foi selecionada uma escola para a realização do projeto. As atividades consistiram em: aplicação de um questionário com objetivo de verificar os conhecimentos básicos sobre primeiros socorros e a opinião dos alunos sobre o assunto baseando-se em situações de problema; uma aula de conteúdo teórico sobre fisiologia da respiração e circulação humanas (Duração de 50 min.); uma aula prática sobre primeiros socorros envolvendo os assuntos vistos na aula teórica (Duração de 100 min.) e por último foi aplicado novamente o primeiro questionário (para avaliação de aprendizagem do conteúdo) juntamente com um questionário de avaliação final (para avaliar a qualidade do procedimento). O critério para a escolha dos estudantes foi de que estivessem no ensino médio. A amostra do estudo foi composta por 50 estudantes. Os dados obtidos foram computados, tabelados, e obtidos os gráficos através do programa Microsoft Excel 2007®.

RESULTADOS:

A análise das questões do 1º questionário mostrou que 98% dos alunos acham importante o conhecimento de técnicas de salvamento e apenas 2% acham que tal conhecimento tem valor apenas para profissionais da área de saúde. Quando questionados se já tiveram algum tipo de instrução em primeiros socorros, 92% responderam NÃO. Quando indagados se já haviam passado por algum tipo de situação na qual tiveram que prestar socorro a alguém: 76% afirmaram nunca ter passado por uma situação de risco e que não saberiam como reagir caso algo acontecesse. Sobre a orientação de técnicas de primeiros socorros nas escolas, 86% responderam que deve haver algum tipo de instrução. Quanto ao julgamento dos seus próprios conhecimentos sobre primeiros socorros: EXCELENTE 12%, BOM 6%, REGULAR 46%, RUIM 22% e PÉSSIMO 14%. Sobre qual situação gostariam de receber orientação dispuseram: Recuperação Cardio-Respiratória 78%; Crise Hipertensiva 34%; Asfixia 66%; Hemorragia 54%; Desmaio 78%. De acordo com os dados analisados podemos verificar uma grande heterogeneidade quanto aos conhecimentos de fisiologia da respiração e circulação humanas. Grande parte dos alunos jamais havia recebido qualquer forma de orientação sobre primeiros socorros e alegaram não ter condições ou preparo para prestá-los corretamente.

CONCLUSÃO:

Contudo, podemos concluir que o projeto de ensino de primeiros socorros teve uma ótima aceitação por parte dos alunos e que ficou evidente sua importância diante da necessidade desse tipo de conhecimento que, por sua vez, tem sido deixado de lado em favorecimento de outros conteúdos.

Palavras-chave: Primeiros socorros, Saúde, Ensino médio.