62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL APLICADA EM USINAS DE CANA-DE-AÇÚCAR PERNAMBUCANAS: UM ESTUDO AMOSTRAL
Lana Viviane Linhares da Costa Silva 1
Arlys Jerônimo de Oliveira Lino Carneiro 2
Andrea Chaves 3
1. Dept. de Ciências Administrativas - UFRN
2. Dept. de Letras e Ciências Humanas - DLCH-PADR-UFRPE
3. Profa. Dra./ Orientadora-Dept. de Adm da Faculdade Luso-brasileira- DA-FALUB
INTRODUÇÃO:
A auditoria ambiental é um tema atual, que vem adquirindo importância no mundo organizacional, pois as empresas estão preocupadas com a preservação dos recursos naturais existentes, com o ônus originado pelo descumprimento da legislação ambiental e repercussão da imagem organizacional etc. Sob o aspecto da contabilidade ambiental, a prestação de serviço denominada auditoria ambiental está em processo de evolução na sua conceituação quanto na delimitação do âmbito de atuação e dos verdadeiros responsáveis pelos seus informes e pela sua vocação. Em sua fase inicial, a auditoria ambiental visou ao cumprimento obrigatório pelas entidades auditadas da divulgação de contingências ambientais sob o ponto de vista financeiro. Nos dias recentes, vem sendo gradativamente incluída na gestão organizacional, sob o chamamento mundial de que se torna necessário atender aos preceitos da responsabilidade empresarial sustentável para manter posição de competitividade no mundo dos negócios. Os objetivos deste trabalho consistem em identificar e avaliar o uso das normas contidas no programa de Auditoria Ambiental que as usinas beneficiadoras da cana-de-açúcar, no estado de Pernambuco, estão desenvolvendo no caráter da gestão auto-sustentável e, ate que ponto essas ações estão sendo eficazes.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a quantito-qualitativa, através de questionário aplicado e análise laboratorial da água dos mananciais que cortam as áreas exploradas em três usinas beneficiadoras de cana-de-açúcar localizadas na Zona da Mata de Pernambuco. Por questões éticas os nomes das instituições serão preservados. No questionário foi indagado acerca do desenvolvimento de medidas de caráter ambiental e desenvolvimento sustentável pelas organizações. Para averiguação da eficácia destas medidas, realizou-se uma análise da água que corta os canaviais explorados por essas organizações. O objetivo dessa análise foi comparar as condições da água antes, durante e depois de passar pelas dependências das propriedades. Os parâmetros utilizados para a análise foram oxigênio dissolvido, pH e turbidez. Após as análises dos questionários, que infelizmente 1 (uma) das usinas se recusou a responder, é possível inferir conclusões acerca do posicionamento correlato ao meio ambiente de cada uma das usinas, e dessa maneira propiciar encaminhamento rumo ao desenvolvimento sustentável dessas unidades produtivas.
RESULTADOS:
Durante a avaliação dos resultados foi possível concluir que todas as usinas pesquisadas desenvolvem algum tipo de ação que visa mitigar ao máximo os impactos ambientais de suas atividades e demonstraram bastante apreço pela legislação ambiental. Foi ressaltado pelos gestores alvos da pesquisa que não há possibilidade de uma atividade voltada para o beneficiamento da cana-de-açúcar sem uma preservação do meio ambiente que possibilitasse a sobrevivência da monocultura. No tocante a análise laboratorial da água, pode-se perceber que não houve uma significativa mudança nas condições da água ao se comparar o antes e o depois dessa água cortar as áreas exploradas por essas usinas. Mínimas modificações foram encontradas no constante a turbidez, já o pH se manteve dentro de uma variação aceitável. Essa pouca variação na turbidez poderá ser conseqüência das próprias condições ambientais da região e da precipitação de recursos orgânicos. Embora as usinas não estejam maximizando a degradação da água dos mananciais que cortam suas terras, a água desses mananciais encontra-se em condições bastante impróprias. Assim, podemos dizer que, embora as usinas não estejam sendo a grande depreciadora da água da região, não poderíamos falar o mesmo das outras empresas e, até mesmo das prefeituras.
CONCLUSÃO:
Operar em conformidade com os regulamentos e sanções ambientais, melhorar a imagem, ganhar mercados em associação com a ética social exigida pelos consumidores são algumas das questões ambientais enfrentadas por empresas nos dias atuais. Mas que, quando aplicadas, tais questões passam a ser fatores estratégicos para as organizações. Este trabalho, embora limitado nas variáveis analisadas, apresenta grande contribuição local dado a consideração empírica da população que afirma ser das usinas beneficiadoras da cana-de-açúcar a responsabilidade pela poluição dos mananciais hídricos da região. De acordo com os resultados obtidos da pesquisa é possível concluir que as usinas que exploram a cana de açúcar não são responsáveis pelo baixo nível da qualidade da água dos mananciais hídricos, já que parte dos detritos presentes está sob a alçada de órgãos públicos. Com a pesquisa, ficou comprovado o compromisso das empresas com as condições ambientais exigidas. Assim, no contexto competitivo da atualidade, torna-se imperativa a necessidade de considerar os parâmetros ambientais, através dos procedimentos pertinentes à Auditoria Ambiental, ferramenta de gestão importante para as decisões gerenciais que avalia e atualiza os impactos ambientais associados à determinada estratégia.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e Faculdade Luso-Brasileira - FALUB
Palavras-chave: Preservação Ambiental , Desenvolvimento Empresarial, Monocultura da Cana-de-açúcar.