62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
LESAÕ MEDULAR- CUIDADOS ASSISTENCIAIS PARA A PESSOA PARAPLÉGICA
Raelly Ramos Campos 1
Daniele Teixeira Freitas 1
Joyce Miná Albuquerque Coelho 1
Nayara Cunha de Castro Asano 1
Sâmia Jucá Pinheiro 1
Zuíla Maria de Figueirêdo Carvalho 1
1. Universidade Federal do Ceará- UFC
INTRODUÇÃO:

A lesão medular traumática ocorre através de eventos traumáticos, como os acidentes automobilísticos, motociclísticos e de mergulho, agressão por projétil de arma de fogo e queda, resultando em lesão das estruturas medulares que interrompem a passagem de estímulos nervosos através da medula. Ao enfermeiro compete o importante papel de planejar intervenções para pessoas que apresentam deficiência física, com amplo envolvimento na privacidade dessas pessoas dependentes. O enfermeiro participa na coordenação e implementação de práticas assistenciais em Enfermagem destinadas ao paciente, à sua família e à sociedade, na qual o paciente está inserido. O estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre o planejamento de cuidado a uma pessoa com lesão medular, tipo paraplegia, visando à manutenção da saúde e da qualidade de vida. O trabalho realizado tem por relevância contribuir para a prática profissional especializada em meio ao saber da enfermagem neurológica.

METODOLOGIA:

Trata- se de uma investigação descritiva, do tipo estudo de caso, fundamentado na coleta de dados, realizada no mês de março de 2010, por meio de uma entrevista semi-estruturada, em uma escola de um bairro periférico de Fortaleza, que subsidiou um planejamento do cuidado relacionado ao auto-cuidado e ao aspecto social. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, abordou os aspectos inerentes à história de vida e da doença. Para garantir o anonimato foi utilizado um nome fictício.

 

RESULTADOS:

José, 38 anos, paraplégico há 20 anos, professor. Inicialmente negou sua nova condição, que o levou a um quadro de isolamento social, recusando-se a andar em cadeira de rodas por vergonha de expor-se aos amigos. Foi planejado cuidados com foco à manutenção da saúde do cliente, visando sua melhor adaptação e prática do auto-cuidado. Elaboramos o planejamento dos cuidados com base no levantamento de dados acerca da deficiência física e incapacidades que darão suporte para as ações da Enfermagem. Durante a entrevista são verificados os hábitos de vida relacionados à alimentação, hidratação, eliminação urinária e intestinal; os pacientes são orientados quanto à prática do auto-cuidado, estabelecendo metas dentro das possibilidades. O processo de reabilitação faz parte dos cuidados de Enfermagem enquanto um modelo assistencial, iniciando logo após a ocorrência do trauma, com cuidados preventivos de formação de úlceras de decúbito, deformidades dos segmentos paralisados, esvaziamento vesical e intestinal. Outras orientações pertinentes à esfera biopsico-espiritual são direcionadas à família e ao paciente, estimulando a participação nos cuidados, reconhecendo os limites e as possibilidades de cada indivíduo.

 

CONCLUSÃO:

O enfermeiro orienta sua assistência para a garantia da melhor qualidade de vida diária do cliente, utilizando-se de técnicas de reabilitação, aumentando suas expectativas de superar as limitações da doença para redução de incapacidades subseqüentes à lesão medular. Por meio da Sistematização da Assistência, o enfermeiro reabilitador desenvolve Plano de Cuidados com direcionamento para facilitar a reabilitação, restaurar e manter níveis saudáveis de vida e evitar complicações. Auxilia um indivíduo para atingir seu maior nível possível de funcionamento físico, mental, espiritual, social e econômico, e ajuda o cliente a atingir auto-estima e independência de acordo com a sua necessidade.

 

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa - FUNCAP
Palavras-chave: Lesão medular traumática, Paraplegia, Reabilitação.