62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
POTENCIAL DE FORMAÇÃO DE MICELAS POLIMÉRICAS A PARTIR DE POLIETILENOGLICOIS PARA INCORPORAÇÃO DO PRAZIQUANTEL.
Margarete Moreno de Araujo 1
Arnobio Antonio da Silva Junior 2
1. Laboratório de Tecnologia e Biotecnologia Farmacêutica - Curso de Farmácia-UFRN
2. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - UFRN
INTRODUÇÃO:

O Praziquantel (PRZ) constitui a principal forma de tratamento para a esquistossomose no Brasil, administrado na forma de comprimidos. No entanto, apresenta baixa solubilidade,o que compromete a sua biodisponibilidade e o sucesso terapêutico. Uma estratégia interessante para o aumento da solubilidade de fármacos é incorporação em micelas poliméricas. Estas podem ser vantajosas devido a possibilidade de liberação prolongada no sangue, não se acumularem à longo prazo, terem alta solubilidade em água e alta estabilidade estrutural, podendo formar microdepósitos no núcleo hidrófobo. As micelas são agregados usualmente esféricos e de dimensões coloidais formadas a partir de certa concentração de tensoativos, como alternativas de proteger os grupo hidrofóbicos dos tensoativos do ambiente aquoso. No caso das micelas poliméricas o agente anfipático utilizado é um copolímero. Estes tipos de micelas são muito mais estáveis do que as micelas preparadas a partir de detergentes, devido à baixa concentração de associação micelar. As micelas são suficientemente grandes para evitar a excreção renal (N50kDa), mas possuem uma dimensão (b200 nm) que permite contornar a filtração pelas células interendoteliais do baço; a retenção de fármacos, por sua vez, está dependente da estabilidade da micela e das interações fármaco-poliméricas. O presente trabalho teve como objetivo a investigação do potencial de formação de micelas poliméricas a partir de polietilenoglicois (PEG) de diferentes massas moleculares (PEG 1500; PEG 4000 e PEG10000) para incorporação do praziquantel.

METODOLOGIA:

A metodologia analítica a ser utilizada foi validada de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ANVISA, antes de realizar os estudos em solução.  A formação de micelas foi investigada para os diferentes polietilenoglicóis (PEG 1500, o PEG 4000 e o PEG 10000). Para isso, soluções com diferentes concentrações de polímero foram analisadas por espectrofotometria de UV-VIS em 191nm e a partir dos gráficos obtidos foi determinado a provável concentração inicial de associação micelar dos polímeros.Os dados obtidos por espectrofotometria forma comparados com aqueles obtidos pelos ensaios de condutividade.

RESULTADOS:

A metodologia analítica foi validada com sucesso. O estudo de especificidade demonstrou que os componentes da matriz (PEG) não interferiram na análise do fármaco na região do comprimento de onda de maior absorção selecionado (263nm). O método demonstrou linearidade (r2=0,9998) para o intervalo de concentração escolhido (80 a 800 μg/mL) apresentando equação de regressão linear de y = 0,001x + 0,007. A precisão e a exatidão foram investigadas em cinco níveis de concentração. A precisão intra-corrida e reprodutibilidade da analise foram obtidos com valores de CV < 2,5%. A variação do nível de recuperação ficou entre A variação do nível de recuperação ficou entre 101,04 + 1,38 e 103,54 + 0,56. O ensaio de robustez. Demonstrou que as três faixas de pH (4,7; 5,7 e 5,7) estudadas não interferiam nas análises (cv%<5%). O ensaio espectrofotométrico indicou que ocorreu a formação de micelas a partir dos polímeros estudados. A concentração inicial de associação micelar identificadas para os diferentes polímeros foi 6-8mg/mL (PEG1500); 4-5mg/mL (PEG1500) e 3-4mg/mL (PEG1500).             

CONCLUSÃO:
O estudo evidenciou a possibilidade de obtenção de micelas poliméricas a apartir dos polímeros estudados. Os resultados experimentais demonstram o potencial da utilização dos PEG1500; PEG4000 e PEG10000 para a obtenção de micelas poliméricas contendo PRZ. As próximas etapas do estudo incluem a incorporação do fármaco no sistema polimérico e o estudo do efeito  da concentração de polímero na solubilidade do fármaco.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: praziquantel, micelas polimericas, polietilenoglicol.