62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
IVESTIGAÇÃO SOBRE A MULTIDISCIPLINARIDADE DO TEMA "INVERTEBRADOS" EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Icemária Felipe Silva 1
Francisca Edileuza Leal 1
Isabel Andrade Lopes de Sousa 1
Leonardo Oliveira Da Silva 2
Roberto Lima Santos 3
Elineí Araújo-de-Almeida 3
1. Graduação em Ciências Biológicas - UFRN
2. Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente- PRODEMA/UFRN
3. Depto Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Estudos em Zoologia abordam dois grandes grupos: Vertebrados e "Invertebrados", embora o termo "Invertebrado" cladisticamente seja incorreto. O táxon Vertebrata foi reconhecido por Georges Cuvier em 1817, ao introduzir uma categoria intermediária à classificação de Linnaeus e determinar quatro Divisões: Vertebrata, Mollusca, Articulata e Radiata. Quanto aos Invertebrados, foi Jean-Baptiste de Lamark (grande especialista em grupos não vertebrados) que cunhou o temo Invertebrados, em 1793. Em comparação com os Vertebrados, poucos estudos são empreendidos a respeito dos táxons invertebrados, apesar da sua grande biodiversidade. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção o número de espécies extintas de invertebrados pode ser bem maior do que aquela registrada, porque muitas desapareceram antes mesmo de serem descritas. A ausência de estímulo ao estudo deste grupo também resultou na escassez de especialistas na Taxonomia e Sistemática do mesmo, redundando no impedimento taxonômico ao progresso de outras áreas da Ciência. Para averiguar a expressividade do tema "Invertebrado" em áreas diferenciadas de ensino, investigaram-se trabalhos que abordaram sobre estes seres em suas diferentes relações nas Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado através da técnica de análise de conteúdo a qual pode oferecer uma alternativa, em abordagem quantitativa ou qualitativa de pesquisa, a ser utilizada em áreas diversas. A análise se iniciou com a busca por palavras-chave no site do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências (ENPEC), realizado em novembro de 2009 na cidade de Florianópolis-SC, para selecionar os trabalhos a serem investigados. Considerando que o termo "Invertebrados" não constava como elemento descritor, diversas formas de busca foram utilizadas. Informações sobre invertebrados foram sendo consideradas à medida que se encontrava algum trabalho relacionado dentro de outra palavra-chave. Então foram utilizados os dois seguintes grupos de termos: a) diretos - animal, animais, zoologia, zoológico, todos os nomes de táxons zoológicos tanto em latim quanto em português, inseto; b) indiretos - bioma, biodiversidade, ecologia, evolução, filogenia, seres vivos. Os trabalhos buscados pelos termos diretos foram considerados para análise. Trabalhos que não correspondiam ao conteúdo sobre animais eram eliminadas. Após desenvolvida essa busca, os trabalhos eram lidos para se verificar a informação pertinente ao estudo dos invertebrados.
RESULTADOS:
Da busca efetivada, 31 trabalhos foram levantados para análise. Destes, foram verificadas diversas considerações sobre os animais: desde uma idéia geral fazendo menção a esses seres em seus aspetos mais abrangentes até aquelas mais particulares. Os animais foram assim abordados: a) em sua forma mais global, dentro de conteúdos questionando a identidade animal-homem, o uso de animais na experimentação, aspectos fisiológicos, história da biologia, e questões sobre Ciência, Tecnologia e Ambiente; b) discriminando exemplos de vertebrados e de invertebrados, nos estudos ecológicos, envolvendo o bioma cerrado e exemplificado o conceito de vida; c) somente informando acerca dos Vertebrados (Zoológicos); d) apenas informando acerca dos invertebrados, neste caso, tratando sobre vários aspectos, entre eles, doenças (dengue, malária), contexto histórico (o estudo dos crustáceos por Fritz Mûller); construção de conhecimentos e divulgação científica (vários táxons invertebrados); discurso e linguagem (aranha como o exemplo); uso como analogia (ao comparar um ser microscópico com um inseto); aprendizagem infantil (minhocas/ anelídeos e lagarta/inseto em uso de experimentos).
CONCLUSÃO:
Nas Atas do VII ENPEC, vários trabalhos foram apresentados sobre a temática invertebrados, apesar de formarem um grupo de organismos pouco estudado em relação aos vertebrados. As abordagens sobre os invertebrados foram diferenciadas e o termo saúde envolveu conteúdos atuais das doenças epidemiológicas. A busca de didáticas diversificadas para o estudo dos invertebrados demonstra, em alguns casos, o desafio que alguns professores enfrentam na busca uma melhor estratégia de ensino-aprendizagem. As pesquisas demonstraram também que há pouca preocupação com os estudos taxonômicos e isso constitui uma falha que pode trazer conseqüências negativas em estudos posteriores.
Instituição de Fomento: PROGAD - UFRN
Palavras-chave: Biodiversidade, VII ENPEC, Pesquisa documental.