62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
AÇÕES PARTICIPATIVAS E INTEGRADORAS EM GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA DA ÁREA RURAL: MUDANDO PARADIGMAS
Hugo José Medeiros de Oliveira 1, 2
1. Universidade Potiguar
2. Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José de Mipibu - RN
INTRODUÇÃO:
O projeto Ações Participativas e Integradoras em Gestão Democrática em Escola Pública da Área Rural: Mudando Paradigmas está sendo desenvolvido em uma Escola Pública Rural na localidade de Pau Brasil, no município de São José de Mipibu, Rio Grande do Norte, e tem como objetivo acompanhar, orientar, avaliar e propor mudanças na Gestão da Escola. Inicialmente, teve como base uma pesquisa cujo objetivo foi verificar a situação administativa-pedagógica da Escola. Os problemas e implicações no processo de ensino-aprendizagem e na administração escolar. O projeto consiste na utilização de ações metodológicas e práticas para a participação e integração de toda a comunidade escolar em um contexto sócio-participativo. Após o levantamento dos dados, notou-se que a Gestão necessitava de mudanças e de constante interação com os outros segmentos da comunidade, mormente com o corpo docente e com a comunidade externa, visto que havia uma inexperiência administrativa tanto do Diretor como da Vice-Diretora no trato com as pessoas, sendo então de relevância para a Escola a pesquisa e a implementação do Projeto.
METODOLOGIA:
A pesquisa desenvolveu-se em uma Escola Rural no Município de São José de Mipibu, Região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte. Foram visitados os três turnos de funcionamento da Escola (matutino, vespertino e noturno). A Escola possui 14 salas de aulas, funcionando com os 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental no turno matutino, 6º ao 9º anos, no vespertino e no noturno, ensino jovens e adultos (EJA I, II, III e IV), além de alfabetização de jovens e adultos (Brasil Alfabetizado). A população pesquisada foi composta pela equipe administrativa: o Diretor e a Vice-Diretora, três coordenadores e dois supervisores, pelo corpo docente., Além dos alfabetizadores de jovens e adultos que não têm vínculos com a Prefeitura nem com a Escola. No campo administrativo, ouviram-se os secretários, auxiliares de serviços gerais (ASGs) além dos vigias. Ela foi feita em três fases: verificação in loco da situação da Escola, entrevista e aplicação de questionários com os diversos segmentos e análises e fundamentação dos dados. Como resultado, foi proposto um projeto de intervenção que viabilizasse a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem, bem como do clima institucional, em uma perspectiva sócio-interativa buscando-se um ensino com eficiência e com eficácia.
RESULTADOS:
Baseando-se nas análises feitas sob a ótica dos resultados da pesquisa, observou-se que a Escola necessitava de um acompanhamento sistemático, quer na gestão administrativa quer no campo pedagógico, como forma de otimizar as atividades e organizar a integração entre os diversos segmentos envolvidos. Como princípios norteadores, foram sugeridos alguns autores tais como:, indicou-se Saviani (1998), Gadotti (1993), Krawczyk (1999), Chiavenato (2008), dentre outros, para o setor administrativo. E, no campo pedagógico, foi proposto um trabalho participativo onde o foco básico é a leitura e discussão das idéias de autores como Demo (1997), Ferreiro (1990), Bitar (1998), Luckesi (1998), Romão (1998), Mittler (2003), Moraes (2004) além das diretrizes da política educacional brasileira em todas as suas instâncias, como forma de subsidiar um postura mais acadêmica e madura no processo educacional, e propiciar uma melhor capacitação dos docentes, em busca de uma prática pedagógica mais eficaz e eficiente. A proposta busca, também, o amadurecimento de idéias no sentido de se (re)escrever o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, que nunca foi posto em prática, com vistas a ações mais integrativas entre a Escola e a Comunidade.
CONCLUSÃO:
O projeto Ações Participativas e Integradoras em Gestão Democrática em Escola Pública da Área Rural: Mudando Paradigmas foi fruto das respostas obtidas a partir da pesquisa feita na Escola Municipal Cloris Trigueiro, no Município de São José de Mipibu/RN, e teve como foco, uma proposta de mudança de paradigmas administrativos e pedagógicos, visando a melhoria do processo de Gestão e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da referida Escola. Com a conclusão do processo de pesquisa, foram elaboradas diretrizes para o encaminhamento de um projeto que visasse a implementação de uma política administrativa mais integradora, trazendo a comunidade para a participação nas decisões; integrando o corpo docente e discente dos três turnos em uma só política de ações. Com isso, fazendo com que a Escola "falasse uma mesma língua", procurando mudar a visão de que a Escola era um local não agradável de estudar e de trabalhar. Em suma, busca-se otimizar as ações no sentido de transformar o fazer pedagógico até então vigente em um "fazer inteligente".
Palavras-chave: Gestão Escolar Democrática, Administração participativa, Reordenamento Pedagógico.