62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ODONTOLOGIA NA COMUNIDADE - VIVENCIANDO O CUIDADO EM SAÚDE
Lidiane de Morais Evangelista 1
Carla Cabral Gomes Carneiro 2
Danyege Araújo Lima Ferreira 2
1. Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade-UESPI
2. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade-UESPI
INTRODUÇÃO:
A inserção da Saúde bucal no Programa de Saúde da Família (PSF), em 2000, exigiu da Odontologia um repensar sobre a sua prática, de maneira que esta contemplasse ações de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação no âmbito individual e coletivo. A Odontologia, então, passou a transcender o espaço do consultório para adentrar na comunidade, tendo o cirurgião dentista a possibilidade de ampliar suas habilidades nas práticas do cuidado em saúde. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (RMSFC/UESPI) guia suas ações de saúde pelas especificidades dos contextos da vida cotidiana, aproximando-se da produção social do coletivo nos diversos lugares onde a vida acontece. Este trabalho objetiva compartilhar as ações desenvolvidas pela área de Odontologia na RMSFC/UESPI, a partir de um relato de experiência que teve como cenário de atuação os territórios adscritos pelas equipes de saúde da família vinculadas ao processo formativo. Sua importância é socializar algumas possibilidades de atuação do dentista que vão além das atividades curativas, demonstrando a importância do desenvolvimento de ações sob os fatores determinantes do processo saúde-doença através do trabalho de promoção da saúde.
METODOLOGIA:
As ações foram realizadas nos territórios Planalto Uruguai e Vila Santa Bárbara no município de Teresina. Além da residente de Odontologia também participaram as de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Serviço Social. Ao todo foram realizadas oito atividades, denominadas encontros saudáveis de saúde bucal, sendo cinco encontros nas creches infantis, dois em equipamentos sociais da comunidade e um na unidade básica de saúde. Além dos espaços institucionalizados, a equipe também utilizou espaços alternativos, locais que ficassem mais próximos da casa dos moradores. O período de realização dos encontros saudáveis se deu entre os meses outubro a dezembro de 2009. Para seu desenvolvimento foram utilizados macro modelos odontológicos (boca, evolução da cárie e da doença periodontal), álbum seriado, flúor gel acidulado, kits do programa Brasil Sorridente (escova e creme dental), livros, músicas e DVDs sobre a higiene oral. Abordaram-se diversas temáticas como: a boca faz parte do corpo, doença cárie, sangramento gengival, como e com o que limpar os dentes, entre outros. Através de ferramentas da Educação Popular em Saúde, estimulou-se os participantes a participarem das atividades e, de acordo com o que falavam, era utilizado o material educativo.
RESULTADOS:
Todos os encontros possibilitaram trocas de experiências. Diferenciou-se do modelo tradicional de "palestra", geralmente utilizado nas ações com a comunidade. As atividades realizadas nas creches possibilitaram uma boa participação das crianças, que se mostraram atentas e curiosas. A utilização de metodologias lúdicas, como o desenho educativo com temática de saúde bucal, facilitou sua compreensão e apreensão durante a ação. Além disso, para reforçar o aprendizado infantil, as professoras deram continuidade às atividades, abordando, em sala de aula, assuntos relacionados à saúde bucal. Na unidade básica de saúde, o fato de se ter planejado o encontro junto à equipe de saúde da família, que ainda não possuía equipe de saúde bucal, e de ter utilizado o momento da consulta de puericultura, promoveu uma boa participação e envolvimento de mães e crianças, enquanto aguardavam a consulta. A utilização do álbum seriado e macro modelo facilitaram o aprendizado, em especial das mães, que tiraram várias duvidas sobre a cronologia de erupção dental e a época de esfoliação dos decíduos. Nos espaços alternativos dentro da própria comunidade o que chamou atenção foi a grande quantidade de pessoas presentes nas atividades. No total, foram distribuídos 505 kits do programa Brasil Sorridente.
CONCLUSÃO:
A Odontologia possui a sua disposição um leque de conhecimentos e ações que enriquecem seu trabalho cotidiano. As atividades educativas feitas na estratégia saúde da família permitem uma troca de saberes entre comunidade-profissional. A ida do profissional ao território de atuação e a utilização de metodologias mais participativa possibilitam o fortalecimento do vinculo com os moradores, um maior conhecimento da comunidade, e, consequentemente, o planejamento das atividades de promoção da saúde. Dessa forma, o cuidado é vivenciado por todos os sujeitos participantes da prática realizada. Porém, esta não é uma tarefa fácil para o dentista, mas através do trabalho em equipe multiprofissional e da intersetorialidade é viável construir projetos terapêuticos coletivos. Por fim, destaca-se a necessidade de processos formativos que incluam conteúdos propositivos para a mudança paradigmática da atuação do cirurgião-dentista, em especial, quando de sua inserção na Estratégia de Saúde da Família.
Palavras-chave: Saúde Bucal, Estratégia Saúde da Família, Promoção da Saúde.