62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DOS RELATÓRIOS DE ACESSO DO AMBIENTE TELEDUC
Evaldo Aparecido de Abreu 1
Eugenio Maria de França Ramos 2
1. Mestrando em TV Digital. Universidade Estadual Paulista - Bauru
2. Prof. Dr. / Orientador - Curso de Pós-Graduação em TV Digital da Unesp - Bauru
INTRODUÇÃO:
A proposta deste trabalho foi elaborar uma análise pedagógica dos relatórios de acesso da plataforma TELEDUC, especificamente os dados referentes a "entrada no ambiente", durante a disciplina "Aprendizagem, Conhecimento e Informação: reflexões e implicações para educação a distância", ministrada no segundo semestre de 2009, no curso de Pós-Graduação em TV Digital, nível mestrado, da Unesp - Bauru. A intenção era inventariar características do processo educativo e da mediação por um sistema de gerenciamento de aprendizagem na internet, discutir as possibilidades ofertadas e as limitações desta ferramenta tecnológica para a educação a distância.
METODOLOGIA:
O trabalho teve início com a avaliação dos relatórios gerados pelo sistema TELEDUC, com a quantificação dos acessos dos alunos matriculados na disciplina. Os dados de acesso foram então comparados com as discussões feitas no fórum, no mesmo período. Foram analisados então os padrões de interação, os pontos de estímulo e o nível de participação dos alunos.
RESULTADOS:
A ferramenta mais utilizada durante o período estabelecido foi o fórum de discussões, que possuia a seguinte dinâmica: o professor iniciava os debates com base nos textos selecionados durante as atividades presenciais e, a partir de então, os alunos postavam suas dúvidas e considerações. Foi constatado que, após o início do primeiro fórum, houve grande participação dos alunos nos debates das questões propostas. Nos dias posteriores, a participação dos alunos tornou-se menos intensa, intermitente, o que evidenciava um desenvolvimento não tão espontâneo da discussão. Pode corroborar esta assertiva a estrutura de tópicos do fórum: durante os 26 dias em que o primeiro fórum ficou aberto, houve um registro de 25 postagens, todas estimuladas por três postagens-raiz, ou seja, iniciadoras de discussão. Tais tópicos foram inseridos pelo professor e estimularam o debate nos dias seguintes. Essa experiência ofertou a possibilidade de reflexões sobre o comportamento dos alunos frente a novas rotinas de aprendizagem. É consensual que nem todas as pessoas possuem o mesmo perfil cognitivo, e o desafio dos educadores, daqui para o futuro, é sem dúvida nenhuma refletir sobre as estratégias pedagógicas a serem trabalhadas, com o intuito de prover maior eficiência, produtividade e satisfação dos alunos.
CONCLUSÃO:
Foi possível constatar que sistemas de gerenciamento para educação a distância, como o TELEDUC, apresentam ainda características muito similares a de ferramentas de educação tradicionais. Tais sistemas procuram reproduzir online as estruturas de um ambiente presencial, ou seja, não encontraram ainda um formato que abarque todas as potencialidades desses novos meios. Apesar de oferecer soluções interessantes (como a possibilidade de participações assíncronas, controle de registros e de arquivos para compartilhamento), não cumprem ainda a promessa de ser um ambiente dialógico, em que cada aluno possa desempenhar o papel de sujeito do seu processo de aprendizagem. Melhorias são necessárias, imprescindíveis e desejáveis. É preciso ter em mente, ao elaborar novos desenhos instrucionais, as características do processo cognitivo humano, que devem ser tão valorizadas quanto os fabulosos avanços da tecnologia da comunicação.
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação a distância, Sistemas de gerenciamento da aprendizagem.