62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 5. Química de Macromoléculas
PREPARAÇÕES LECTÍNICAS DE SEMENTES DE Moringa oleifera: AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIBACTERIANA
Luciana de Andrade Luz 1
Anésia Bezerra da Fonseca 1
Francis Soares Gomes 1
Patrícia Maria Guedes Paiva 1
Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho 1
1. Departamento de Bioquímica, Centro de Ciências Biológicas-UFPE
INTRODUÇÃO:
Sementes de Moringa oleifera apresentam propriedades coagulantes e têm sido largamente utilizadas como um método alternativo para o tratamento de água. As sementes contêm lectinas, proteínas hemaglutinantes que interagem seletiva e reversivelmente com resíduos de carboidratos específicos, o que lhes confere grande aplicabilidade em processos biotecnológicos. Lectinas coagulantes já foram purificadas das sementes de M. oleifera. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial antibacteriano de preparações contendo lectina sobre bactérias Gram negativas e Gram positivas.
METODOLOGIA:
Proteínas das sementes foram extraídas com NaCl 0,15 M (E) e precipitadas com sulfato de amônio (F0-60). A fração foi cromatografada em colunas de gel de guar e a lectina coagulante purificada (cMoL) foi eluída com NaCl 1,0 M. Na atividade antibacteriana foram utilizadas preparações lectínicas de Moringa (E, F0-60 e cMoL a 1 mg/mL) e bactérias das espécies Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Enterococcus faecalis, Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli. As preparações lectínicas foram diluídas (1: 2048) em Caldo Nutriente. Aos 180 μl de cada diluição foram adicionados 20 μl da suspensão bacteriana (105 UFC/ml) em placa de microtitulação que foi incubada a 37º C por 24 h. Após incubação, a densidade ótica a 490 nm (DO490) foi medida em espectrofotômetro. As concentrações mínima inibitória (CMI) e mínima bactericida (CMB) foram determinadas.
RESULTADOS:
Extrato e F0-60 inibiram o crescimento de B. subtilis (CMI de 0,25 e 0,125 mg/mL, respectivamente) e E. faecalis (CMI de 0,0625 mg/mL). Melhores resultados de CMB foram demonstrados por E sobre E. faecalis (0,250 mg/mL) e F0-60 sobre B. subtilis (0,125 mg/mL). A maior inibição de crescimento de B. subtilis foi demonstrada por cMoL apresentando CMI de 0,031 mg/mL (93%) e CMB de 0,250 mg/mL. Os resultados obtidos demonstram que as preparações lectínicas de Moringa oleifera foram mais efetivas contra bactérias Gram-positivas do que para bactérias Gram-negativas. B. subtilis é uma espécie saprófita comum do solo e da água. E. faecalis são microorganismos que podem crescer em grande variedade de meios, incluindo solo, alimentos, água e em muitos animais e quando oportuno causam doenças, incluindo infecções urinárias e endocardite. Mais de 90% das infecções humanas enterocócicas são causadas por E. faecalis. Proteínas bioativas extraídas de plantas demonstram um potencial uso como antibiótico natural.
CONCLUSÃO:
Preparações de Moringa oleifera apresentam atividade contra bactérias, reduzindo seu crescimento, sendo uma importante contribuição para o tratamento de água.
Instituição de Fomento: CAPES, CNPq, PRONEX/FACEPE.
Palavras-chave: Atividade antibacteriana, Moringa oleifera, Proteínas.