62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ELETRICIDADE EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO
Abdias José da Silva Filho 1
Ana Paula Teixeira Bruno Silva 2
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos 3
Alexandro Cardoso Tenório 4
1. Prefeitura do Paulista - PMP
2. Depto. de Estatística e Informática - EAD/UFRPE
3. Depto. de Educação - UFRPE
4. Prof.Dr./Orientador - Depto. de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:

Nesta pesquisa, investigamos as concepções de um grupo de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante sobre a utilização dos conceitos de eletricidade do tipo energia, corrente e choque elétrico em situações do cotidiano. Utilizamos como embasamento teórico a Teoria dos Construtos Pessoais (TCP) de George Kelly, mais especificamente o Corolário da Fragmentação, que pode explicar a ocorrência de ações inconsistentes do estudante em eventos considerados semelhantes pelo professor. Diante desse contexto, propomos nesta pesquisa identificar aspectos das concepções dos estudantes do Ensino Médio, envolvendo conceitos de Eletricidade, do tipo energia, corrente e choque elétrico em situações do cotidiano, apresentadas na página da concessionária de energia do Estado de Pernambuco na Internet, para alertar a população sobre riscos a que estaria sujeita na utilização da Eletricidade no seu dia a dia.

METODOLOGIA:

Participaram desta pesquisa 55 estudantes de escolas da Região Metropolitana do Recife. Aplicamos um questionário com questões abertas e semi-abertas, baseadas no informativo da página da concessionária de energia (CELPE) na Internet, para investigar as concepções dos estudantes sobre esses conceitos. A metodologia utilizada nesta pesquisa, que tem um caráter qualitativo, uma vez que não busca obter resultados generalizáveis, mas compreender melhor as dificuldades encontradas para relacionar o conhecimento científico, na área da Eletricidade, com as situações do cotidiano. Para tanto, foram analisadas cuidadosamente as concepções de um grupo de estudantes, que possuem perfis complementares, de modo a obter subsídios para professores organizarem suas práticas pedagógicas.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos sugerem que os estudantes, em sua maioria, possuíam apenas as concepções do senso comum, sendo obtidas a partir da análise do questionário aplicado. Procuramos identificar no questionário os elementos que eles consideraram para responder a cada questão proposta. Verificamos que a maioria dos estudantes não conseguiu mobilizar suas idéias, apesar de mencionar a potência como forma de consumos diferentes de energia elétrica dos aparelhos. Observamos ainda, que os estudantes, cujo objetivo é a formação profissional tiveram um melhor rendimento. 

CONCLUSÃO:

A partir da análise dos resultados, chegamos às seguintes conclusões: verificamos algumas inconsistências conceituais nas respostas apresentadas pelos estudantes no questionário, quando se depararam com os conceitos da eletricidade em situações do cotidiano. Além disso, constatamos indícios de fragmentação nos sistemas cognitivos dos alunos, quando responderam de maneiras diferentes às questões utilizadas no questionário, que requeriam a aplicação dos mesmos conceitos científicos em contextos diferentes. Esse resultado corrobora o Corolário da Fragmentação da TCP, uma vez que fornece um referencial para compreender a falta de relações lógicas dadas pelos estudantes diante de situações diferentes, mas que são consideradas semelhantes pelo professor.

  

Palavras-chave: Situações do cotidiano, Conceitos de eletricidade, Teoria dos Construtos Pessoais.