62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
MATRICIAMENTO DE SAÚDE MENTAL EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Nayara Cunha de Castro Asano 1
Morgana Wellyn Carvalho Sampaio 1
Aline Lima Brito 1
Raelly Ramos Campos 1
Isabelle Silva de Albuquerque 1
Eliane Maciel Brito 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:

O campo da saúde mental tem passado por importante processo de transformação em sua base teórica e nas práticas assistenciais devido a reforma psiquiátrica. Nesse contexto, cabe aos profissionais de saúde atuantes na Atenção Básica acompanhar esse processo. Apesar dos constantes avanços relacionados ao trabalho multiprofissional e multidisciplinar, a saúde mental no contexto da atenção básica necessita de profissionais qualificados. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de apoio matricial em saúde mental realizada pela Unidade Básica de Saúde Francisco Domingos da Silva, em parceria com os Centros de Apoio Psicossocial Geral (CAPS) geral e AD, e da Secretaria Executiva Regional II (SER II) de Fortaleza. A articulação entre os equipamentos de saúde mental e as Unidades Básicas de saúde é uma demanda exigida pelas mudanças ocorridas a partir da Reforma Psiquiátrica e do sistema de saúde como um todo. Para promover saúde mental é necessária uma rede que abranja também a atenção primária, com o Programa de Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde. Essa articulação cria a possibilidade de efetivar a co-responsabilidade entre os diversos serviços de saúde.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado por acadêmicas de Enfermagem por meio das atividades práticas do Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão PET-Saúde na Unidade Básica de Saúde Francisco Domingos da Silva no período de setembro a dezembro de 2009. Inicialmente, as reuniões de matriciamento ocorreram para o planejamento das atividades a serem realizadas pela Unidade de Saúde em parceria com os CAPS AD e geral da SER II. Estavam presentes cerca de 13 pessoas por reunião, distribuídas entre acadêmicas de enfermagem, profissionais de saúde da referida Unidade e membros da Secretaria Executiva Regional ll. A seguir, foram analisados os prontuários dos pacientes atendidos com diagnósticos de tuberculose, hipertensão e diabetes, com acompanhamento no CAPS AD. Posteriormente, demandou-se articular o plano terapêutico dos usuários da UBS que participavam do grupo.
RESULTADOS:
Na Unidade Básica de Saúde Francisco Domingos da Silva o matriciamento surgiu através da necessidade de fazer com que os usuários do CAPS AD com diagnóstico de tuberculose aderissem ao tratamento de hipertensos e diabéticos e freqüentavam o CAPS geral. A partir disso, os profissionais desses serviços passaram a trabalhar em conjunto, compartilhando casos, fazendo o estudo de prontuários desses usuários e discutindo qual o tipo de intervenções poderia tornar seus planos terapêuticos mais eficazes. Essas intervenções aconteceram de diversas formas, como visitas conjuntas às famílias e a comunidade desses pacientes ou atendimento conjunto. Atualmente, são realizadas reuniões de matriciamento quinzenais na UBS, das quais participam profissionais dos CAPS AD e geral, do Programa de Saúde da Família e, mais recentemente, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A proposta é desenvolver projetos terapêuticos integrados entre a equipe de referência da UBS e de outros serviços adequados de acordo com a demanda de cada caso.
CONCLUSÃO:
O Apoio Matricial na UBS Francisco Domingos da Silva é recente, visto que é uma das poucas unidades que estão aderindo à proposta. No cenário atual, adotar essa estratégia é prioritário e muitas outras unidades também já desenvolvem a parceria com a rede de saúde mental. No futuro, essa deverá ser uma realidade de todo o sistema de saúde brasileiro, cabendo a nós, profissionais de saúde, efetivar essa mudança e promover um atendimento descentralizado e integral ao usuário.
Palavras-chave: Saúde Mental, Matriciamento, Atenção Básica.