62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
CONSTRUINDO CONCEITOS E PROMOVENDO AÇÕES: CONSTRUÇÃO DE MOLDES ANATÔMICOS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS.
George Vaz Nunes da Silva 1
Elfany Reis do Nascimento 1
Jacilene Cruz Magalhães 1
David Marcelo Dias 1
Valter Cruz Magalhães 1
Carlos Henrique Barbosa 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
INTRODUÇÃO:

Segundo a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, realizada em 1977 na Geórgia, a educação ambiental vem a ser um processo gradual onde à sociedade toma consciência do meio ambiente e adquire conhecimentos, valores e habilidades, tornando-os aptos a agir individual e coletivamente na resolução de problemas ambientais. A reciclagem vem sendo utilizada atualmente, justificada pela percepção de uma nova postura frente a problemática da grande produção de lixo. Diante deste cenário,  evidencia-se a importância de trabalhos nessa área , pois a utilização de materiais recicláveis reduz o acúmulo progressivo de resíduos, as agressões a natureza, desenvolve maior concientização populacional e gera renda.Entre as orientações da Conferência, um dos pontos destaca que a Educação Ambiental deve de fato atingir todas as fases do ensino, além de utilizar métodos e estratégias adequadas para aquisição de conhecimentos através de atividades práticas ligadas ao conceito de sustentabilidade. Este trabalho objetivou-se utilizar materias recicláveis, na construção de um modelo anatômico do sistema digestório humano, utilizando-o como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de anatomia humana e educação ambiental na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

METODOLOGIA:
Os materias utilizados foram coletados em locais da área urbana da cidade de Cruz das Almas, situado na região Recôncavo da Bahia, distante cerca de 193 km da capital Salvador, e no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) localizado no campus universitário de Cruz das Almas-BA. Onde realizou-se a coleta de materiais como mangueiras, tábua, papel, arame e esponja, junto com a utilização de outros materiais de baixo custo como, cola, bexiga, massa de modelar, piloto e tinta que permitiram a montagem dos modelos anatômico do sistema digestório. Através de pesquisa e consulta a modelos anatômicos existentes na própria instituição, pôde-se utilizar o material recolhido, que com algumas adaptações transformou-se em objetos que imitavam orgãos pertencentes ao sistema digestivo humano.
RESULTADOS:

Os modelos anatômico do sistema digestório demosntravam elementos como: dentes, boca, palato mole, palato duro, glândulas mandibulares e submandibulares, esôfago, faringe, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Que após montados foram utilizado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na apresentação do funcionamento do sistema em questão, bem como a função e importância de cada órgão. Além disso, o modelo compôs a exposição do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas na Semana Acadêmica da UFRB, ficando exposto, onde inúmeras pessoas pertencentes à sociedade puderam ter acesso ao material confeccionado. Diversas crianças, jovens e adultos nesta oportunidade puderam ter a idéia da morfologia de um sistema de órgãos do corpo humano, como também acesso a uma tecnologia de confecção de objetos inteiramente fácil, acessível e por conta disso social.

 

CONCLUSÃO:

A reciclagem abrange vários conceitos que perpassam pelas questões ambiental, social, econômica e educacional. Por conta disso acaba sendo um conceito de grande destaque a nível de discussão, tendo um caráter inter e multidisciplinar  que lhe garante significativa importância.A utilização dos modelos anatômicos confeccionados a partir de materiais reciclados é uma idéia inovadora que pode ter grande impacto positivo no processo de ensino-apredizagem em qualquer que seja a esfera didática. Isso por que consegue inserir o amplo conceito de desenvolvimento sustentável em atividades práticas de ensino. Espera-se que o trabalho executado atue como incentivo para o desenvolvimento de outras atividades semelhantes que visem à conservação ambiental e o incentivo da educação ambiental, através do reaproveitamento de materiais expostos no ambiente de forma incorreta, para que assim, possa-se contribuir na conservação do planeta.

Palavras-chave: Reciclagem, Educação ambiental, Sustentabilidade.