62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A repercussão das aulas de leitura de literatura infantil na escola fundamental: o uso da biblioteca
Vanessa Maria da Silva Clemente 1
Marly Amarilha 2
1. Depto. de Educação/ UFRN
2. Profa. Dra. / Orientadora - Depto de Educação/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho está inserido no projeto "O Ensino da Literatura: processos de andaimagem e argumentação para formar mediadores de leitores na escola fundamental" (CNPq/ PROPESQ - 2007) e investiga a contribuição da leitura de literatura infantil para o incentivo à frequência dos alunos à biblioteca escolar. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de conhecer a importância da prática sistemática de leitura de literatura para o uso da biblioteca, evidenciando esse espaço como lugar de formação do leitor.
METODOLOGIA:
A pesquisa se realizou em duas escolas da rede pública de ensino do município de Natal-RN e se constituiu de três etapas. Na primeira, foram realizadas as observações de 10 sessões de leitura literária em duas turmas do 5º ano do ensino fundamental focalizando-se a mediação docente e a participação dos alunos nas discussões das histórias. A segunda etapa,foi dedicada às entrevistas feita por amostragem probabilística com 10% dos alunos das escolas A e B, com perguntas abertas que visavam perceber a experiência de leitura e recepção ao texto literário. A terceira etapa se constitui de levantamento da caracterização, funcionamento, acervo e utilização das bibliotecas das referidas escolas. Foram instrumentos de coleta de dados as gravações em vídeo das sessões de leitura, observação in loco e entrevistas. Como referencial teórico optou-se por Amarilha (1997), Milanese (1983), Martins (1994), Garcia (1989), Leal (2002).
RESULTADOS:
Como resultado, verificou-se que 100% dos alunos entrevistados na escola 'A' disseram que após as aulas de leitura em sala de aula passaram a ir mais à biblioteca, evidenciando que a prática da leitura de literatura infantil foi significativa e respondeu as necessidades subjetivas das crianças levando-os a repetir a experiência na biblioteca, os fatores que contribuíram para isso foi o contato com o texto, a posse do livro por parte dos alunos, a mediação, a discussão, o trabalho sistemático, a metodologia, a valorização do momento da leitura e a disponibilidade de um local propício a prática da leitura. No entanto, na escola 'B' apenas 50% dos entrevistados afirmaram que passaram a frequentar mais esse local. Percebe-se que a prática da leitura nesta escola não foi significativa. Isso ocorreu devido à frágil mediação e discussão do texto lido bem como do fato de a escola não disponibilizar de uma biblioteca com instalações e funcionamento adequados.
CONCLUSÃO:
Os dados da investigação revelam a importância da prática sistemática e planejada de aulas de leitura literária na sala de aula visando fortalecer o interesse e a busca de livros e leituras significativas na biblioteca. Para que o trabalho desenvolvido na sala de aula tenha resultados duradouros é preciso que a biblioteca escolar esteja articulada às atividades de leitura; apresente boas condições físicas e atendimento adequado ao leitor quando este busca pela biblioteca.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico - CNPq
Palavras-chave: Literatura Infantil, Biblioteca, Formação do leitor.